"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-01-28



Este cartoon retrata o pólo Norte em 2100.

A pensar....

Vi recentemente uma notícia que me deixou muito preocupada.É sobre um tema que hoje em dia é muito falando:Aquecimento Global.
Dizia um estudo que se deixássemos de poluir agora, os efeitos durariam até ao ano 3000.
Faço-vos mais um apelo, para que façam tudo o que está ao vosso alcance para proteger o nosso planeta...
Se quiser saber mais sobre o Aquecimento Global, visite o site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global.
De todas as formas fica aqui um excerto da página:
Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
Helena Ferreira

2009-01-25

A Pensar...

Foi proposto pelo professor da disciplina de Biologia e Geologia realizar um trabalho sobre sismos.Escolhi o sismo que ocorreu na cidade de Bam, no Irão em Dezembro de 2003!!!

Brevemente irei publica-lo aqui no blog, e espero que gostem e dele possam tirar alguma informação...Fiquem atentos e desde já um muito obrigada por visitarem o meu blog!!!!!






Helena Ferreira







2009-01-21

Sismograma e ondas sismicas


Ondas de corpo ou volume
  • As ondas P ou primárias são as primeiras a chegar, pois têm uma velocidade de propagação maior. São ondas longitudinais que fazem a rocha vibrar paralelamente à direcção da onda, tal como um elástico em contracção.
  • As ondas S ou secundárias são ondas tranversais ou de cisalhamento, o que significa que o solo é deslocado perpendicularmente à direcção de propagação como num chicote. No caso de ondas S polarizadas horizontalmente, o solo move-se alternadamente para um e outro lado. São mais lentas que as P, com velocidades de propagação ente 2000 e 5000 m/s, sendo as segundas a chegar.
Ondas de superfície
  • As ondas de Rayleigh (R) são ondas de superfície que se propagam como as ondas na superfície da água.São mais lentas que as ondas de corpo. Essas ondas são o resultado da interferência de ondas P e S. Estas ondas provocam vibração no sentido contrário à propagação da onda, ou seja, um movimento de rolamento (descrevem uma órbita elíptica), e a sua amplitude diminui rapidamente com a profundidade.
  • As ondas Love (L) são ondas de superfície que produzem cisalhamento horizontal do solo e a sua energia é obrigada a permanecer nas camadas superiores da Terra por ocorrer por reflexão interna total.Essas ondas são o resultado da interferência de duas ondas S. São ligeiramente mais rápidas que as ondas de Rayleigh. São ondas cisalhantes altamente destrutivas.

Carta de isossistas


Sismicidade em Portugal



Para ficares a saber mais sobre a sismicidade em Portugal, o site do Instituto de Metereologia encontra-se actualizado ao minuto. Informa-te aqui: http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade




Helena Ferreira

2009-01-13

Nas recentes aulas de geologia estamos a abordar o tema:Sismos
Um tema bastante interessante que nos põe a par de fenómenos geológicos que ocorrem todos os dias na Terra.
Ainda da matéria anterior que foi o vulcanismo o professor da disciplina está a mostrar-nos um filme extraordinário de uma teoria que ainda não foi eceite pelos cientistas: é uma maneira de prever erupções devido a gravidade.