"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-04-29

Actualização de BLOG

Agora no mês de Maio, começam os testes intermédios e a pressão começa a ser grande. Devido a isso posso não ter muito tempo para actualizar o blog. Vou fazer todos os possíveis para continuar a actualiza-lo, mas peço desde já imensas desculpas pelo sucedido. Mesmo assim não deixem de visitar o blog e logo que possa meterei mais postagens ...Brevemente e como se tem falado muito no assunto, tentarei colocar no blog alguma coisa acerca de Charles Robert Darwin o autor do famoso livro " A Origem das Espécies".
Até breve: Helena Ferreira

Presta atenção!

Na barra lateral e para tornar mais agradável o meu blog, decidi ir colocando algumas imagens relacionadas com a biologia. Coloquei as imagens que achei mais interessantes e sempre que possa meterei mais...
Helena Ferreira
É assim que é o nosso coração...

As nossas aulinhas laboratoriais...

Ontem (terça-feira), realizamos uma experiencia nas aulas laboratoriais bastante interessante.Para compreender melhor o órgão mais importante do nosso corpo, foi-nos colocado na tina um coração de um mamífero neste caso foi o coração de um porco.Com uns pequenos cortes no coração, foi-nos possível observar e explorar a estrutura interna.No fim da experiência realizamos uns exercícios ligados com o tema coração e circulação sanguínea.Na imagem acima colocada vais ficar a saber um pouco mas sobre o "teu" coração e seus constituintes.
Helena Ferreira

2009-04-15

A pensar...

Iniciamos hoje mais um capitulo da nossa Biologia que é:Transporte nas plantas, e brevemente iniciaremos o transporte nos animais.Acho este tema bastante interessante e simples(por enquanto). Logo que possa irei por no blog algumas imagens relacionadas com a matéria, e tentarei actualizar o blog sempre que puder.Não deixem de visitar...
...Até breve: Helena Ferreira

2009-04-07

A pensar...

Publiquei já há um tempo o trabalho que realizei sobre "Extinção de Espécies", no qual falei sobre a Cegonha -preta(Ciconi nigra).Alerto mais uma vez para este assunto sobre a extinção dos animais.Muitas espécies se têm conhecido, mas outras mais têm desaparecido.Li um texto onde dizia que mais de 99% das espécies que alguma vez existiram estão actualmente extintas.Por trás de todas estas extinções encontra -se o Homem. É este o que mais tem contribuído para a extinção de espécies.Para começar a travar algumas destas extinções vão sendo criadas Áreas Protegidas, com o objectivo de proteger algumas espécies em vias de extinção.Se não fecharmos os olhos a isto podemos vir a salvar muitas espécies.
Helena Ferreira

Classificação dos seres vivos

Whittaker em 1969 propôs a divisão dos seres vivos em cinco reinos, são eles:

Reino Monera

O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias, todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm). São o exemplo de seres como as Eubactérias ou as Arqueobactérias.

Reino Protista

O Reino Protista é formado por seres eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos.Fazem parte deste reino seres como as Algas castanhas, as Algas vermelhas e as Algas verdes, os Dinoflagelados, os Esporozoários, entre outros.

Reino Plantae

Este reino que inclui alguns seres (plantas), como Felicínias, Gimnospérmicas entre outros. É formado por seres pluricelulares eucariontes,capazes de produzir compostos orgânicos, a partir de compostos inôrganicos, através da fotossíntese.

Reino Fungi

Este reino inclui seres como Ascomicetes, Zigomicetes entre outros.Assim podemos concluir que inclui seres unicelulares e pluricelulares, sendo todos eles eucariontes.Estes seres absorvem as substâncias alimentares do meio, depois de as digerir no exterior das suas células.Muitos dos seres pretencentes a este reino são decompositores, sendo outros parasitas.Um pequeno número vive em simbiose com outros seres, como é o caso dos líquenes que são associações entre algas e fungos.

Reino Animalia

É a este reino que pertencem seres como os Moluscos, os Cordados, os Artrópodes entre muitos outros. Os seres pertencentes a este reino são pluricelulares, eucariontes. São seres incapazes de produzir o seu alimento, isto é, são incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos, alimentando-se de outros seres. Assim, ingerem o alimento e procedem à sua digestão fora das células, absorvendo, em seguida, os produtos resultantes.

Helena Ferreira

Biologia 10º ano (Ensino Secundário)