"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-01-30

Geologia

Comentário





Terminamos a Biologia de 11 ano. Penso que abordamos temas bastante interessantes como por exemplo o crescimento e a renovação celular, reprodução nos seres vivos e ainda as teoria evolucionistas e fixistas.


Iniciamos agora a Geologia. Iremos abordar temas como: Ocupação antrópica e problemas de ordenamento, processos materiais geológicos importantes em ambientes terrestres, Recursos geológicos-exploração sustentada. Já começamos a primeira unidade, que me fez começar a olhar para as coisas de maneira diferente, isto é, a olhar para coisas a que nem dava atenção e desvalorizava, mas que agora percebo que são bastante importantes. Ocupação antrópica do litoral, o nome fala por si mesmo não mostrando todas as graves consequências. Hoje em dia todas as pessoas adoram apanhar "banhos" de sol, dar um bom mergulho na água salgada, e nisto não há nada de mal o pior bem a seguir, porque muita gente não gosta de fazer esforço e andar uns 12 ou 13 metros ou até 1 ou 2 quilómetros para ir a pé para a praia pois seria bem melhor se só precisássemos de dar 1 ou 2 passos para o fazer. Uma solução para a "Lei do menor esforço" é ter a casa em " cima " da praia, e é mesmo isso que acontece. Por todo o litoral português e não só, é possível observar construções em cima de arribas e falésias ou até mesmo na areia. Acho isto um acto de ignorância pois o mas está a "comer" a costa e estas construções mais tarde irão desaparecer, mas o pior é que põem em risco a vida humana.


Hoje em dia há muitas técnicas que permitem travar este avanço violento do mar, o problema é que muitas delas fracassam.


Penso que a Geologia nos obriga a ver as coisas de outra forma e a pensar duas vezes antes de qualquer acto que possamos cometer. Ajuda-nos também a prevenir e salvaguardar a vida de muita gente.


Helena Ferreira

2010-01-23

Hierarquia das categorias taxonómicas

Lineu desenvolveu no inicio do século XVIII, onde agrupou os seres vivos em dois grandes reinos, animais e plantas, que se subdividem em categoria de menor amplitude.Dá-se o nome de Classificação Hierárquica Taxonómica ao modo lineano de ordenação dos seres vivos numa série descendente a partir do Reino.



Vou dar um exemplo concreto utilizando uma espécie:


Reino:Animalia



Filo:Chordata



Classe:Aves



Ordem:Galliformes



Família:Phasianidae



Género:Pavo



Espécie:Pavo cristatus albino





Fontes:

Para saber mais:

Helena Ferreira

2010-01-16

Identificação das espécies de árvores existentes no recinto escolar

Recentemente foi-nos proposto pelo professor de Biologia e Geologia um trabalho que consiste em identificar todas as espécies de árvores existentes no recinto escolar. Como o tempo permitiu, mal o professor fez a proposta, metemos logo “mãos ao trabalho”.
Cada grupo de alunos ficou com um lugar diferente. O nosso grupo recolheu imagens, folhas, frutos e sementes, o que nos permitiu fazer uma primeira análise das espécies existentes naquela zona. Achei uma tarefa bastante dinâmica, que nos permite estar em contacto com a natureza e esmiuçar as características das árvores em que nem reparamos, mas que nos rodeiam todos os dias e nos permitem respirar ar puro.
Ainda temos um longo trabalho pela frente, visto que temos o objectivo de elaborar um catálogo das espécies de árvores existentes e todos os pormenores relacionados com elas. Os nossos propósitos não acabam por aqui uma vez que pretendemos reconstituir todas as placas onde é designado o nome comum das espécies e o científico, uma vez que muitas destas não existem, e as que existem ou se encontram vandalizadas ou a sua designação não é legível.
A interacção com a natureza penso que torna este trabalho bastante cativante e permite relaxar enquanto o realizamos.
Helena Ferreira

2010-01-09

Onde Darwin errou..

A teoria evolucionista de Darwin um sucesso, porém não estava totalmente completa pois não consegui esclarecer dois interessantes pormenores.
Diz esta teoria que na natureza existem variações, mas de onde terão surgido essas variações? Outra pergunta a que Charles não deu resposta foi: como se transmitem as variações de geração em geração?
Com os conhecimentos que ao longo do tempo se foram adquirindo sobre genética foi possível responder a estas questões.
Por de traz da palavra variações existe a palavra mutação, que se pensa que é responsável por a evolução. Mutações são alterações genicas ou cromossómicas. Estas alterações podem levar ao aparecimento de novas e favoráveis características, que sendo transmitidas são fontes primárias de variabilidade genética introduzindo em regra, novos genes existentes e, portanto, novas características nos indivíduos. A reprodução sexuada dá o seu contributo para a variabilidade genética uma vez que ocorre a meiose e a fecundação uma vez que existirão novas combinações.
A evolução não ocorre isoladamente, isto é, um ser não evolui apenas por si próprio. Os indivíduos que possuírem os melhores conjuntos génicos são favorecidos pela selecção natural, reproduzem-se mais e originam mais descendência tornando-se os genes mais frequentes. A selecção natural actua sobre os indivíduos com toda a carga genética e não sobre genes ou características genéticas de forma isolada.
Podemos concluir que são as mutações as responsáveis por toda a evolução.


Helena Ferreira

2010-01-04

A pensar...

A teoria evolucionista de Charles Darwin é hoje das mais aceites em todo o Mundo. São poucas as pessoas que sabes que este naturalista também esteve em Portugal continental. Vou relatar a sua breve passagem um pouco a sua viagem a bordo do Beaglee a sua passagem nos Açores.
Entre 1831 e 1836, Darwin iniciou uma viagem pelo planeta a bordo do HMS Beagle, com a intenção de conhecer novas espécies e fundamentar a teoria da evolução. Esteve nas ilhas Galápagos e ai contemplou as várias espécies de tentilhões, que sendo aves tão semelhantes possuíam bicos diferentes, ao que pensou que seria pelas diversas formas de alimentação. Também esteve na América do Sul onde recolheu 27 espécies de ratos, para serem estudados em Londres.Darwin escreveu um livro intitulado: "A Origem das Espécies" fundamentando a sua teoria evolucionista através das forças naturais. Nos seus últimos dias de viagem após 5 longos anos á descoberta passou seis dias nos Açores, fazendo um triste comentário dizendo que não encontrou nada "que merecesse ser visto". Esta afirmação valeu-lhe duras críticas, uma vez que decepcionou os Portugueses.
Apesar da sua maravilhosa teoria, houve perguntas a que Darwin não sou responder. Brevemente publicarei outro documento escrevendo as tais perguntas a que Charles não sou responder.
Com ajuda de :National Geographic, Fevereiro 2009, número 95
Helena Ferreira

Darwinismo

Darwinismo, teoria evolucionista, proposta por Darwin diz que os seres de uma certa espécie apresentam variações entre si. Nesta população estabelece-se uma luta pela sobrevivência, isto é, os animais desta espécie entram em competição pelo alimento, pelo par pelo espaço, etc..Visto que se estabelece esta competição parte dos indivíduos são eliminados, visto que só sobrevivem os indivíduos mais bem adaptados sendo os restantes eliminados ao longo do tempo. Assim sendo podemos concluir que na Natureza existe selecção natural, e pela qual só sobrevivem os indivíduos que melhor se adaptam as condições do ambiente.Esses seres sobrevivem mais tempo e reproduzem-se mais, transmitindo as características adquiridas a descendência (Lei dos caracteres adquiridos). Estes processos ao longo do tempo vão formando novas espécies.
Helena Ferreira