"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-03-24

Chaminés-de-Fada


Que fenómeno será este?

Este estranho fenómeno pode ser observado em distintas zonas do globo, não sendo mesmo assim muito comum. A Capadócia é um dos cenários contemplados com este maravilhoso espectáculo, A bacia de erosão da Capadócia é o resultado de erupções dos vulcões da Argeia deMelendiz, e de outro que actualmente se encontram extintos, mas que há milhares de anos constituíram um "tufo" muito mole formado pela aglomeração de cinza e lama que a chuva e o vento esculpiram.

Este fenómeno deve-se a acção mecânica da água e do vento. As águas de escorrência deslocam os sedimentos mais fino, formando colunas que ficam protegidas por detritos maiores. A água e e o vento contribuem para o aceleramento deste processo pois transportam detritos que chocam com as rochas. É a este estranho fenómeno que se dá o nome de chaminés-de-fada. Estas esculturas esculpidas pela natureza são o símbolo da Capadócia.


Fontes:

Helena Ferreira


2010-03-23

A beleza dos minerais








Esta sequência de imagens ilustra alguns minerais bastante conhecidos. A primeira imagem revela-nos um mineral chamado Natrolite. Na segunda imagem é-nos apresentada a Biotite. A cor verde e a fantástica escultura do Torbenite é observada na terceira imagem. Uma das características do quartzo é o facto de ser um mineral alocromático, isto é não tem cor fixa, e em certas condições podem até tornar-se luminescentes. O Quartzo é o mineral que é ilustrado na quarta figura.
Helena Ferreira

Como a geologia pode ser cativante

Andamos por vezes a passear na montanha, na praia ou em qualquer outro lugar e encontramos sempre materiais rochosos e nem paramos para os admirar, muitas vezes estão no meio do nosso caminho e limitamo-nos apenas a dar um pontapé naquela pedra. Quando começamos a estudar geologia apercebemo-nos que aquela espécie de pedra esconde os segredos mais fabulosos e espectaculares que alguma vez imaginamos. As rochas resultam da evolução de sistemas físico-químicas mais ou menos complexas, e consequência directa da actividade geológica. É muitas vezes a partir de rochas que é possível ao Homem conhecer os passado da Terra e os organismos que a habitaram. Os minerais são avaliados segundo determinadas propriedades e estas permitem-nos traduzir as condições em que estes se formaram, bem como a das rochas em que se integram.
Helena Ferreira