"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-04-30

Morreu a segunda cria de Lince Ibérico


Silves: Primeira tentativa de reprodução sem sucesso

Morre outra cria de lince ibéricoMorreu a segunda cria de lince ibérico que nasceu dia 4 no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves, no âmbito do programa de reprodução do lince em cativeiro em Portugal. A mãe ‘Azahar’ – flor de laranjeira em árabe – reagiu sem agitação e tem o seu comportamento normalizado.

Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, procedem-se neste momento a "análises laboratoriais para apurar a causa de morte das crias. A primeira morreu dia 11 e a segunda no passado domingo. "As crias terão morrido de forma aguda. Não se registam lesões que indiciem maus tratos ou abandono por parte da mãe", revelou o director do centro, Rodrigo Serra.

‘Azahar’ tem dedicado estes últimos dias à recuperação do seu peso, comendo bem, e está a socializar com ‘Drago’ (o macho com quem forma par), acrescentou o director.
Em 2009, nasceram em Espanha 28 linces ibéricos em cativeiro e apenas 17 (60%) sobreviveram mais de dois meses.

APONTAMENTOS :

MÃE VEIO DE ESPANHA
Nasceu há cinco anos em Espanha. Em Outubro ‘Azahar’ foi transferida para Silves.
AUSENTES DESDE 1980
Em Portugal o lince ibérico não é avistado no seu habitat natural desde 1980. O centro de Silves visa a sua reprodução.
APENAS 200 EM ESPANHA
Existem apenas duzentos linces ibéricos em Espanha em estado selvagem.
Esta noticia, retirada do site do Correio da Manhã, anuncia a morte da segunda cria de Azahar, o a fêmea de Lince Ibérico que deu á luz duas crias no inicio deste mês. Apaga-se assim mais uma esperança de que se possa salvar este felino que se encontra ameaçado, existindo já poucos exemplares deste espécie. A fêmea de Lince Ibérico encontra-se em recuperação.
Aconselho que visitem este endereço que nos fala sobre o Lince Ibérico: sobre as características da espécie,sobre a sua reintrodução, entre outros:http://linceiberico.icnb.pt/homepage.aspx
Helena Ferreira

2010-04-23

Vulcão da Islândia











Nesta imagem é possivél observar um mapa onde nos mostra o contexto tectónico da Islândia, que fica situada na Dorsal médio Atlântica.






Helena Ferreira

A pensar...

Iniciamos recentemente o estudo do magmatismo-rochas magmáticas. Não é própriamente de rochas magmáticas que quero falar mas sim de um vulcão. A zona da Islândia é fortemente afectada por vulcões, sendo estes mais de cem. O vulcão entrou em, erupção no glaciar Egyjafallajokull e fez parar o Mundo. É verdade fez mesmo parar o Mundo, criando o caos e o desespero por todo o lado. Os prejuízos causados pela enorme nuvem de cinzas que rapidamente se espalhou afectando toda a Europa rondam os milhões de euros, devido principalmente aos cancelamentos de voos. As pessoas que habitavam nesta zona tiveram de ser evacuadas. Este vulcão situa-se num glaciar e devido ás enormes temperaturas, muito do gelo e da neve que o cobriam derreteu formando vastos rios e lagos. Este fenómeno da natureza poderá trazer consequências ao nível do ambiente, as cinzas expelidas puderam levar vários anos a desaparecer causando até lá graves problemas ambientais. Este acontecimentos podem contribuir para o aquecimento global pois os gases que libertam são muito nefastos. Na Islândia observa-se agora um chuva de cinzas, cobrindo toda a região, tornado os solos férteis para a agricultura.
Helena Ferreira

2010-04-13

Lince Ibérico





Para ver o vídeo da fêmea Azahar com as suas duas crias:



Morreu uma das crias de Lince Ibérico


Morreu uma fêmea de Lince Ibérico do Centro de Silves
A cria que nasceu no domingo de Páscoa morreu «de causa aguda»
«As duas crias de lince ibérico estiveram sempre bem até domingo, dia em que uma delas morreu de causa aguda e de forma rápida», explicou o director do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, Rodrigo Serra.
De acordo com a agência Lusa, a cria, com uma semana de vida, não estava subnutrida nem havia sido rejeitada ou ferida pela progenitora, apontam os resultados resultados preliminares da autópsia realizada no Centro de Análises e Diagnóstico de Málaga - Espanha.
Rodrigo Serra adiantou que, em 2009, «40 por cento das crias que nasceram morreram até aos dois meses de idade». Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICBNB), nesse ano nasceram em Espanha 28 linces ibéricos em cativeiro e só 17 sobreviveram até aos dois meses.
Os números de 2008 demonstram que a «mortalidade neo-natal nos linces ibéricos é normal» - nasceram 16 crias, morreram três e seis crias tiveram de ser retiradas às progenitoras.
De uma população de 100 mil animais no início do século XX, o número de linces ibéricos, considerados os felinos mais ameaçados do mundo, situa-se na ordem das duas centenas em estado selvagem, além daqueles que são mantidos em centros como o de Silves.
Em Portugal, onde não eram avistados linces desde 1980, o objectivo do programa ibérico de reprodução é libertar os animais mantidos em cativeiro nos habitats naturais, como a serra da Malcata, e no Sul do país.
Azahar, progenitora da cria, nasceu há cinco anos em liberdade e foi o primeiro animal a ser transferido de Espanha para o centro de Silves, em Outubro passado, ao abrigo do plano ibérico para a conservação do lince, um felino ameaçado de extinção.

A pensar...

Fiquei extremamente feliz quando soube que uma das fêmeas de Silves, introduzida em Portugal vinda da Espanha, tinha dado á luz duas crias. Há sempre uma esperança de que este animal possa vir a sobreviver, e está notícia foi uma delas. Vim ao blog para publicar esta maravilhosa notícia que se passara a 4 de Abril mas, enquanto procurava a novidade para a puder publicar, deparei-me com uma enorme tristeza: uma das crias morreu.
o Lince Ibérico é dos felinos mais extraordinários que existe no mundo, alimentando-se principalmente de lebres. Este felino desapareceu totalmente em Portugal, voltando a ser reintroduzido apenas em cativeiro com alguns exemplares que vieram de Espanha. A extinção deste animal deve-se a erros humanos, sendo o Homem o responsável pela drástico decréscimo nos últimos anos, existindo agora apenas em reduzis números e apenas em alguns países.
Vou publicar a notícia pela qual soube que uma das crias que tinha nascido morreu.
Helena Ferreira

Uma Boa Notícia

Primeiros nascimentos no Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI)
O nascimento de duas crias de lince-ibérico marca a primeira reprodução no CENTRO NACIONAL DE REPRODUÇÃO DO LINCE-IBÉRICO (CNRLI), cinco meses depois da chegada de Azahar a este centro especialmente criado para o efeito, em Silves.
Estes são os primeiros linces nascidos em cativeiro, em Portugal. Resultantes do cruzamento da fêmea Azahar com o macho Drago nasceram a 4 de Abril no Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico.
As duas crias são robustas e mostram-se bastante activas. A fêmea Azahar exibe os instintos maternais adequados, mantendo-se em permanência junto às crias e prestando todos os cuidados maternais com dedicação e tranquilidade.
Azahar, uma fêmea de cinco anos de idade, foi o primeiro lince a chegar a Portugal, a 26 de Outubro de 2009, e nunca tinha sido mãe, apesar de tentativas anteriores para a cruzar, que não tiveram resultados positivos.
Drago chegou a 17 de Novembro, proveniente do Centro de Cria La Olivilla, onde nasceu em 2007. La Olivilla é um dos três centros, na Andaluzia espanhola, que integram o programa de conservação ex-situ de lince-ibérico.
Os partos decorreram de forma normal, coincidindo com o período de partos de linces nos outros centros de reprodução, localizados em Espanha. Com os dois partos de ontem, nesta temporada contabiliza-se, até ao momento, o nascimento de seis linces nos centros de reprodução ibéricos. Os outros quatro nasceram à dias em La Olivilla.
O Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico, localizado em Silves e inaugurado em Maio de 2009, é gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. A construção do centro foi da responsabilidade das Águas do Algarve, S.A., resultando de uma medida de sobre-compensação pela construção da Barragem de Odelouca.
O nascimento destes dois linces em Portugal contribui para o programa ibérico Ex-situ de reprodução em cativeiro de linces, que tem por objectivo criar condições para a libertação de linces na Natureza, constituindo um dos pilares dos planos de acção português e espanhol, para a conservação do Lince-ibérico.


Para saber mais:http://linceiberico.icnb.pt/newsdetail.aspx?eid=119&menuid=26