Nome comum da espécie
Cegonha-preta
Designação científica
Ciconia nigra
Características morfológicas
A cegonha-preta (Ciconia nigra) é uma ave ciconiforme da família das cegonhas. A cegonha-preta é ligeiramente menor que a cegonha-branca. A cegonha-preta caracteriza-se pele pelugem branca no ventre e negra com reflexos metálicos no dorso, cauda, cabeça e pescoço. O bico e as patas, de cor vermelha vivo no adulto, são esverdeados e bastante mais claros nos juvenis. A sua plumagem escura e metálica pode, por vezes, reflectir a luz do sol, fazendo-a parecer bastante clara quando vista ao longe.
Distribuição e abundância – em Portugal e no mundo
Em Portugal
A cegonha preta distribui-se, em Portugal, apenas pelas regiões mais interiores, inóspitas e isoladas. Os troços internacionais dos rios Douro, Tejo e Guadiana oferecem para esta espécie condições privilegiadas, sobretudo devido à fraca perturbação humana que aí se regista e à abundância de locais de nidificação.
No Mundo
Durante a época de nidificação distribui-se pela Península Ibérica e Europa central até Leste da Sibéria. Durante o Inverno, estas populações migram para África subsariana, para este e nordeste de África, e do Paquistão ao sudeste e este da China. Existem ainda populações dispersas na África Austral, parcialmente migradoras. No caso da população ibérica grande parte dos indivíduos migra para África ocidental.
Habitat e comportamento
Alimentação
A sua alimentação é muito semelhante à da cegonha-branca. Inclui uma maior percentagem de peixe e outros seres aquáticos. O seu regime alimentar faz com que estas aves sejam extremamente úteis para a agricultura, pois comem inúmeros insectos e servem como controladores de possíveis pragas. A base da sua alimentação é constituída por crustáceos, anfíbios, e pequenos peixes.
Reprodução
Em Março, tempo da sua migração, inicia-se imediatamente a época de reprodução. A cegonha-preta prefere fazer os seus ninhos nas escarpas mais altas e afastadas da civilização humana, ou nos ramos dos maiores pinheiros. A incubação dura vinte dias ou pouco mais.
Habitat
A sua preservação passa essencialmente pela conservação do seu habitat.
Habita lagos, rios ou regiões alagadas rodeadas por densas florestas.
Migração
É um animal fortemente migrante, exceptuando-se os espécimes da península Ibérica que são residentes. Em Março é o tempo da sua migração.
Estatuto de conservação
Global: (UICN 2004): LC (Pouco preocupante).
Nacional: (Cabral et al. em publ.): VU (Vulnerável).
Espanha: (Madroño et al. 2004): VU (Vulnerável).
SPEC: (BirdLife International 2004): 2 (Espécie com estatuto de conservação desfavorável, concentrada na Europa).
Medidas de conservação (em Portugal)
Objectivos de Conservação:
- Manter a população reprodutora;
- Conservar as áreas de nidificação, de concentração pós-nupcial e de alimentação, melhorando também a disponibilidade trófica do meio;
- Corrigir e sinalizar os traçados e apoios da rede de distribuição de electricidade que sejam muito perigosos para a espécie;
- Reduzir os focos de poluição e melhorara qualidade das linhas de água prioritárias para a espécie ;
- Prevenir a mortalidade por colisão e electrocussão em novos dispositivos da rede eléctrica, pela aplicação de normas de protecção da avifauna;
- Conservação do habitat;
Aumentar o nível de informação e sensibilização do público .
Fontes informativas
http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizacao_valores_naturais/FAUNA/AVES/Ciconia%20nigra.pdf
ü http://pt.wikipedia.org/wiki/Cegonha-preta
Autor
Helena Mendes Ferreira Nº11 10º13