"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-05-30

A pensar...

Iniciamos na passada sexta feira a quarta e ultima unidade de biologia: Regulação nos Seres Vivos.Vamos abordar nesta unidade temas como:Regulação nervosa e hormonal em animais com subtemas como Sistema nervoso e regulação nervosa, Sistema endócrino-regulação hormonal entre outros.E outro tema é:Hormonas Vegetais onde o subtema que vamos abordar é:Acção das hormonas no desenvolvimento das plantas.
Esta ultima unidade é para mim bastante interessante e cativante.Acho que conhecer um pouco o nosso sistema nervoso é importante para compreender o porquê de muitas das nossas acções.
Ainda não posso falar muito destas coisas porque ainda nunca aprofundamos muito a matéria.
Colega já só faltam 3 semaninhas para acabar o nosso ano lectivo...Força e dêem o vosso melhor.BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!
Helena Ferreira

Próxima aula laboratorial



Na próxima aula laboratorial iremos dissecar um peixe, para desta forma conhecermos melhor a sua constituição interna.
Os peixes tem um sistema circulatório simples constituído por apenas um ventrículo e uma aurícula.As brânquias e as guelras são os seus órgãos respiratórios.Nos peixes ósseos, as brânquias dispõem-se ao longo dos arcos branquiais sendo estes protegidos pelo opérculo.As brânquias por sua vez são constituídas por séries de filamentos duplos, que estão inseridos em estruturas ósseas denominadas arcos branquiais.Em cada filamento branquial existe um vaso sanguíneo pelo qual o sangue entra e sai da brânquia.Existe também uma densa rede de capilares sanguíneos entre estes dois vasos sanguíneos pelos quais o sangue entra e sai das brânquias, que estão contidos em dilatações vascularizadas do filamento branquial, chamadas lamelas.
Pronto fica aqui uma simples ideia de como são constituídos os peixes.Na imagem acima colocada também podes explorar um pouco dessa constituição.



Helena Ferreira

2009-05-11

A pensar...

Iniciamos recentemente o tema:Obtenção de energia.
Este tema é um pouco mais complexo que requerer toda a nossa atenção nas aulas e o estudo fora delas.
Pois é...aproxima-se o nosso teste intermédio e o tempo começa a esgotar-se.Aproveito desde já a oportunidade para desejar a todos os meus colegas um óptimo estudo e concentração para que tudo corra bem. É a recta final e vale a pena dar todo o nosso esforço para obtermos os resultados desejados.
Até breve!!!
Helena

2009-05-02

Circulação nos seres vivos

Existem três tipos de circulação sanguínea:

Circulação dupla completa é característica dos mamíferos, como é o caso de nós seres humanos:



Os anfíbios são animais com circulação dupla incompleta como mostra a imagem abaixo expostosta:



Os animais com circulação simples, como é o exemplo dos peixes possuem o seguinte sistema circulatório:






Helena Ferreira