"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-04-07

Classificação dos seres vivos

Whittaker em 1969 propôs a divisão dos seres vivos em cinco reinos, são eles:

Reino Monera

O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias, todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm). São o exemplo de seres como as Eubactérias ou as Arqueobactérias.

Reino Protista

O Reino Protista é formado por seres eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos.Fazem parte deste reino seres como as Algas castanhas, as Algas vermelhas e as Algas verdes, os Dinoflagelados, os Esporozoários, entre outros.

Reino Plantae

Este reino que inclui alguns seres (plantas), como Felicínias, Gimnospérmicas entre outros. É formado por seres pluricelulares eucariontes,capazes de produzir compostos orgânicos, a partir de compostos inôrganicos, através da fotossíntese.

Reino Fungi

Este reino inclui seres como Ascomicetes, Zigomicetes entre outros.Assim podemos concluir que inclui seres unicelulares e pluricelulares, sendo todos eles eucariontes.Estes seres absorvem as substâncias alimentares do meio, depois de as digerir no exterior das suas células.Muitos dos seres pretencentes a este reino são decompositores, sendo outros parasitas.Um pequeno número vive em simbiose com outros seres, como é o caso dos líquenes que são associações entre algas e fungos.

Reino Animalia

É a este reino que pertencem seres como os Moluscos, os Cordados, os Artrópodes entre muitos outros. Os seres pertencentes a este reino são pluricelulares, eucariontes. São seres incapazes de produzir o seu alimento, isto é, são incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos, alimentando-se de outros seres. Assim, ingerem o alimento e procedem à sua digestão fora das células, absorvendo, em seguida, os produtos resultantes.

Helena Ferreira

Biologia 10º ano (Ensino Secundário)

Sem comentários: