"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-02-20

O que são movimentos em massa?







Movimentos em massa são deslizamentos, em regra bruscos e repentinos, de uma grande massa de materiais sólidos ao longo de uma vertente.A movimentação desses materiais depende de certos factores como por exemplo a inclinação de uma vertente, o tipo de materiais geológicos de que construída essa vertente.
A acção antrópica contribui de uma forma muito significativa para desencadear este efeito pois é responsável pela desflorestação que tem uma importância muito significativa para impedir movimentos em massa. Outro dos factores desencadeantes é a precipitação. A água que se infiltra no solo, cria á volta das partículas do solo uma fina película que permite manter um certo grau de coesão entre essas partículas. Se a concentração de água no solo atingir níveis de saturação, vai conduzir a uma tensão que leva a que as partículas do solo se afastem criando uma situação de instabilidade, que pode causar a movimentação de materiais ao longo de uma vertente.
De todos os factores o mais relevante é a força gravítica, a quem cabe um papel determinante á ocorrência destes fenómenos.
Nas imagens acima expostas é possível observar a gravidade destes fenómenos. Em publicações anteriores, as noticias falam por si mesmo. Estes são fenómenos são bastante comuns e por vezes podem ser evitados. O homem tem uma grande culpa , pois é responsável por causar a desflorestação que podia evitar os movimentos em massa em certas regiões, na abatendo as árvores. Hoje em dia já há técnicas que permitem estabilizar uma vertente,eliminando o risco geológico, como é o exemplo das pregagens, dos muros de suporte com sistemas de drenagem entre outros. Os movimentos em massa denunciam a instabilidade geológica, responsável muitas vezes por perdas humanas e por inúmeros prejuízos.
Imagens

Para saber mais:

Noticias:

Helena Ferreira

Sem comentários: