Esta noticia já vem um pouco atrasada pois a lontra do oceanário de Lisboa morreu no dia 12 de Maio, mas como é claro não podia deixar passar este facto em branco. A noticia que baixo vou expor relata a morte do Eusébio e o quão visita esta foi durante toda a sua vida por milhões de pessoas. É quase uma certeza de que este animal morreu de velhice pois já "carregava" uns aninhos.
"Lontra Eusébio morre no Oceanário de Lisboa
Uma das lontras marinhas do Oceanário de Lisboa, o "Eusébio", morreu devido à sua idade avançada, disse hoje a curadora do Oceanário de Lisboa.
Núria Baylina avançou à Lusa que "este era um desfecho expectável devido à idade avançada da lontra marinha macho".
"Em média, as lontras marinhas podem viver cerca de 20 anos e pelas nossas estimativas este macho já teria atingido essa idade", acrescentou.
Já há algum tempo que a equipa do Oceanário estava a acompanhar e a monitorizar o estado de saúde do "Eusébio", que "veio a deteriorar-se e culminou com a sua morte", explicou Núria Baylina.
A lontra marinha macho "Eusébio", um dos habitantes "mais carismáticos" do Oceanário, era proveniente do Alaska, chegou a Lisboa em Setembro de 1997, já em idade adulta, e foi vista por mais de 14 milhões de pessoas.
O casal de lontras marinhas do Oceanário de Lisboa, o "Eusébio" e a "Amália", teve três crias que se encontram em aquários na Europa e na América do Norte e duas delas vão regressar "em breve", referiu a curadora.
Com o regresso das duas crias, a Oceanário de Lisboa ficará com as únicas três lontras marinhas existentes na Europa, "reforçando a capacidade de sensibilizar os visitantes para a conservação destes animais".
A lontra "Eusébio" foi embaixadora da sua espécie e da conservação dos oceanos, através da sensibilização dos visitantes para a alteração de comportamentos face ao meio ambiente. "
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Retirado de:http://www.ionline.pt/conteudo/59622-lontra-eusebio-morre-no-oceanario-lisboa
Penso que nunca ninguém se há-de esquecer do nosso querido Eusébio, que fez despertar a curiosidade de muitas crianças e adultos, e que ainda fez soltar algumas gargalhadas...
Helena Ferreira