"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-05-31

Caça paisagens de Portugal
















Bem hoje decidi não me afastar muito daqui do Norte e foi então que descobri que tinha feito a melhor escolha!!!Viajei uns quilómetros até Mondim de Basto e foi então que descobri uma maravilha natural: A queda de água das Fisgas de Ermelo, e trata-se de uma das maiores quedas de água de Portugal. Este é um dos alvos de tracção turística principalmente no Verão, onde as pessoas procuram um lugar para descansar e para dar um mergulho nas belas lagoas que se situam a montante, no topo das quedas. Uma barreira de quartzitos forma um enorme socalco, separando a zona granítica da xistosa, mais vulnerável a erosão. Por isso, o trabalho milenar da água cavou um desnível de quase 200 m, através do qual o rio Olo se despenha numa cascata deslumbrante.


Por vezes é a crise que nos permite aproveitar estes locais que são realmente uma maravilha, e não precisamos de gastar monte de dinheiro a ir para ilhas tropicais. Já sei qual vai ser este ano o meu destino de férias. Façam o mesmo!!!
Helena Ferreira







Morreu a lontra baptizada como nome Eusébio


Esta noticia já vem um pouco atrasada pois a lontra do oceanário de Lisboa morreu no dia 12 de Maio, mas como é claro não podia deixar passar este facto em branco. A noticia que baixo vou expor relata a morte do Eusébio e o quão visita esta foi durante toda a sua vida por milhões de pessoas. É quase uma certeza de que este animal morreu de velhice pois já "carregava" uns aninhos.


"Lontra Eusébio morre no Oceanário de Lisboa


Uma das lontras marinhas do Oceanário de Lisboa, o "Eusébio", morreu devido à sua idade avançada, disse hoje a curadora do Oceanário de Lisboa.
Núria Baylina avançou à Lusa que "este era um desfecho expectável devido à idade avançada da lontra marinha macho".
"Em média, as lontras marinhas podem viver cerca de 20 anos e pelas nossas estimativas este macho já teria atingido essa idade", acrescentou.
Já há algum tempo que a equipa do Oceanário estava a acompanhar e a monitorizar o estado de saúde do "Eusébio", que "veio a deteriorar-se e culminou com a sua morte", explicou Núria Baylina.
A lontra marinha macho "Eusébio", um dos habitantes "mais carismáticos" do Oceanário, era proveniente do Alaska, chegou a Lisboa em Setembro de 1997, já em idade adulta, e foi vista por mais de 14 milhões de pessoas.
O casal de lontras marinhas do Oceanário de Lisboa, o "Eusébio" e a "Amália", teve três crias que se encontram em aquários na Europa e na América do Norte e duas delas vão regressar "em breve", referiu a curadora.
Com o regresso das duas crias, a Oceanário de Lisboa ficará com as únicas três lontras marinhas existentes na Europa, "reforçando a capacidade de sensibilizar os visitantes para a conservação destes animais".
A lontra "Eusébio" foi embaixadora da sua espécie e da conservação dos oceanos, através da sensibilização dos visitantes para a alteração de comportamentos face ao meio ambiente. "

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



Retirado de:http://www.ionline.pt/conteudo/59622-lontra-eusebio-morre-no-oceanario-lisboa



Penso que nunca ninguém se há-de esquecer do nosso querido Eusébio, que fez despertar a curiosidade de muitas crianças e adultos, e que ainda fez soltar algumas gargalhadas...

Helena Ferreira

2010-05-29

Desastre ambiental nos EUA











Na história do planeta Terra já estão escritos muitos desastres ambientais. Porem recentemente o livro foi novamente aberto e mais uma pagina foi escrita. Uma página por enquanto porque o futuro ainda é muito incerto. Recentemente mais uma preocupante noticia deixou os EUA em choque com um derrame de petróleo no mar. Devido a problemas na plataforma petrolífera da BP dos EUA estão a ser debitados no mar todos os dias milhares de litros de petróleo sem que haja fim á vista. Todas as tentativas de recuperação do crude derramado estão a ser inúteis, e enquanto, estão a ser procuradas soluções o ambiente continua a ser fortemente prejudicado. Esta mancha cada vez se espalha mais, ameaçando algumas costas dos estados da Ámerica do Norte. O petróleo derramado é cancerigna e está a provocar graves danos na saúde das pessoas que preocupadamente se deslocam as praias para remover o crude. A zonas dos EUA que albergam uma grande biodiversidade e têm uma enorme impotência biológica como é o exemplo da costa Luisiana e o Delta do Mississipi, já foram abrangidas pela mancha.




Tanto a vida marinha como a das aves está a ser abalada de uma maneira quase irreversível. Os biólogos dizem que os primeiros seres a morrer são as aves, pois ao entrarem em contacto com a água as penas ficam coladas e na tentativa de remover o petróleo que deixa as penas coladas elas envenenam-se. Este derrame já é considerado um dos maiores do Mundo até hoje. O presidente Barack Obama já declarou estado de emergência para alguns estados. Este desastre ambiental esta a colocar espécies em risco, até mesmo o ser humano. Ainda está por calcular ao certo a dimensão do prejuízo tanto a nível económico como ambiental, e serão muito maiores do que aquilo que possamos imaginar. A mancha de oléo está a evoluir a um ritmo acelerado e as soluções têm fracassado, tanto as de evitar com que o petróleo se continue a espalhar , como também as de remover o que ainda anda a deriva. Já lá vai mais de um mês após a explosão que destruiu a plataforma petrolifera e que matou algu uns dos funcionários que lá trabalhava.



Helena Ferreira

2010-05-18

Caça paisagens de Portugal






Decidi ir á procura das mais belas e deslumbrantes paisagens de Portugal, pois o que é nacional também é bom! Hoje viajei até aos Açores onde encontrei esta caldeira vulcânica, onde outrora existiu um vulcão, posteriormente a camâra magmática colapsou. As caldeiras vulcânicas são para mim das paisagens que mais me fascina. Desfrutem!!

A água é um bem precioso!


Daqui a poucos anos a água será tão preciosa como o ouro. A falta de água mata por ano muitos milhões de pessoas, que por vezes bastava apenas um copo de água para lhes saciar a sede. Um copo de água???? Sim é mesmo verdade. Deixamos muitas vezes as torneiras mal fachadas e rapidamente gotícula a gotícula encheria um copo que "mataria" a sede a uma pessoa, era menos uma morte que poderíamos evitar. Hoje em dia ninguém, se preocupa muito com este recurso mas penso que futuramente muitas pessoas se iram arrepender de ter desperdiçado tanta água e que agora lhes seria muito útil. Sei que toda a gente diz que está farta de ouvir isto e que é sempre a mesma história, mas se dizem isto muitas vezes é realmente porque é de uma importância extrema e por causa disso deixo aqui mais uns alertas.



- Duche de 5 minutos: 60 litros;


- Banho de imersão: 180 litros;


- Lavar os dentes com água a correr: 10 a 30 litros;


- Descarga de autoclismo: 6 a 10 litros - Máquina de lavar louça: 25 a 60 litros;


- Máquina de lavar roupa: 60 a 90 litros;


-Ninguém consegue sobreviver sem água e apesar de 70% da superfície do nosso planeta ser coberta por água, corremos o risco de nos próximos anos esta ser cada vez mais escassa;


-5678 Litros de água são usados para produzir um barril de cerveja;


-Nos últimos 100 anos a população da Terra triplicou e o consumo de água por pessoa aumentou seis vezes;


-Uma fuga de água que encha uma chávena de café em 120 minutos causará um desperdício de quase 14 000 litros de água por ano;


-Podes poupar quase 10 000 litros de água por ano, se não a deixares a correr.



Isto tudo é porque as vezes simples gestos no nosso quotidiano podem fazer toda a diferença!


"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água."
(Thomas Fuller)


2010-05-17

Será gato ou gata ?!


Numa das aulas do apoio a Biologia e Geologia, á propósito da preparação para o exame nacional, estávamos a estudar a primeira unidade de Biologia deste ano e a professora disse que a genética pode surpreendermos. A professora deu-nos um exemplo engraçado que despertou a minha curiosidade e logo que tive tempo foi pesquisar alguma informação relativa ao assunto.

Então aqui vai: "Os gatos de três cores pertencem sempre ao sexo feminino.Não se fala de gatos que são listrados, mas, sim daqueles cuja pelagem mistura o cor-de-laranja com outras duas cores, como o branco, o preto, o cinzento ou o amarelo.Manchas inequívocas de que se está perante uma fêmea.Um facto da sua natureza genética, como explicam os cientistas. Isto porque, segundo os mesmos, a cor laranja advém de um cromossoma feminino, o qual os gatos machos não herdam.Por este processo expedito, a sempre difícil tarefa da distinção do sexo de um jovem gatinho está facilitada.(Instinto)."

Espero que aí em casa tenha facilitado a vida. :)
Helena Ferreira

2010-05-10

Calçada do Gigante



Os geólogos consideram que este estranho fenómeno é de origem vulcânica. Há aproximadamente 50 milhões de anos a maior parte da Irlanda e oeste da Escócia tornaram-se vulcanicamente activas, vertendo lava sobre a paisagem até uma espessura de quase 160 metros. A lava esfriou rapidamente e solidificou formando basalto, uma rocha resistente á erosão. Uma espectacular fileira de colunas de basalto extendeu-se ao longo de 275 metros de costa e introduziu-se no mar num espaço de 150 metros. A maioria destas colunas têm uma altura máxima de 6 metros, ainda que algumas, como a chamada órgão do Gigante, devido á sua semelhança com um órgão de igreja , alcance os 12 metros.
Reza a lenda, a Calçada do Gigante deve-se ao mal humorado gigante irlandês Finn MacCool, que construiu um caminho através das ondas para caçar o seu inimigo Fin Gall, que vivia na olha de Staffa, na Escócia. MacCool reuniu uma infinidade de longos blocos de pedra, cravando-os de um lado ao outro no leito de mar. Depois de desafiar Finn Call para um duelo, o gigante irlandês voltou a sua casa para descansar. Entretanto Finn Call atrevassou até a Irlanda e ficou atónico ao saber que o gigante era o filho pequeno de MacCool. Aterrorizado perante o possivél tamanho do pai, Finn Call voltou para sua casa de Staffa, destruindo parte da calçada ao passar.


A pensar...
Esta é uma das lendas que explica este fantástico fenómeno da natureza, que ainda hoje deixa muitas pessoas de "boca aberta" perante este momumento. Segundo os geólogos tal fenómeno deve-se a actividade vulcanica intensa que abrangio a Irlanda e o oeste da Escócia. Este momumento ainda se encontra hoje preservado devido á sua constuição basáltica que é resistente á erosão. Bem se depois de tudo isto ficou desojoso de pisar este território basta tirar um bilhete de avião rumo á Irlanda. Não se há-de arrepender!!!!
Helena Ferreira