Os geólogos consideram que este estranho fenómeno é de origem vulcânica. Há aproximadamente 50 milhões de anos a maior parte da Irlanda e oeste da Escócia tornaram-se vulcanicamente activas, vertendo lava sobre a paisagem até uma espessura de quase 160 metros. A lava esfriou rapidamente e solidificou formando basalto, uma rocha resistente á erosão. Uma espectacular fileira de colunas de basalto extendeu-se ao longo de 275 metros de costa e introduziu-se no mar num espaço de 150 metros. A maioria destas colunas têm uma altura máxima de 6 metros, ainda que algumas, como a chamada órgão do Gigante, devido á sua semelhança com um órgão de igreja , alcance os 12 metros.
Reza a lenda, a Calçada do Gigante deve-se ao mal humorado gigante irlandês Finn MacCool, que construiu um caminho através das ondas para caçar o seu inimigo Fin Gall, que vivia na olha de Staffa, na Escócia. MacCool reuniu uma infinidade de longos blocos de pedra, cravando-os de um lado ao outro no leito de mar. Depois de desafiar Finn Call para um duelo, o gigante irlandês voltou a sua casa para descansar. Entretanto Finn Call atrevassou até a Irlanda e ficou atónico ao saber que o gigante era o filho pequeno de MacCool. Aterrorizado perante o possivél tamanho do pai, Finn Call voltou para sua casa de Staffa, destruindo parte da calçada ao passar.
A pensar...
Esta é uma das lendas que explica este fantástico fenómeno da natureza, que ainda hoje deixa muitas pessoas de "boca aberta" perante este momumento. Segundo os geólogos tal fenómeno deve-se a actividade vulcanica intensa que abrangio a Irlanda e o oeste da Escócia. Este momumento ainda se encontra hoje preservado devido á sua constuição basáltica que é resistente á erosão. Bem se depois de tudo isto ficou desojoso de pisar este território basta tirar um bilhete de avião rumo á Irlanda. Não se há-de arrepender!!!!
Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cal%C3%A7ada_dos_Gigantes
Helena Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário