"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-04-30

Morreu a segunda cria de Lince Ibérico


Silves: Primeira tentativa de reprodução sem sucesso

Morre outra cria de lince ibéricoMorreu a segunda cria de lince ibérico que nasceu dia 4 no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves, no âmbito do programa de reprodução do lince em cativeiro em Portugal. A mãe ‘Azahar’ – flor de laranjeira em árabe – reagiu sem agitação e tem o seu comportamento normalizado.

Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, procedem-se neste momento a "análises laboratoriais para apurar a causa de morte das crias. A primeira morreu dia 11 e a segunda no passado domingo. "As crias terão morrido de forma aguda. Não se registam lesões que indiciem maus tratos ou abandono por parte da mãe", revelou o director do centro, Rodrigo Serra.

‘Azahar’ tem dedicado estes últimos dias à recuperação do seu peso, comendo bem, e está a socializar com ‘Drago’ (o macho com quem forma par), acrescentou o director.
Em 2009, nasceram em Espanha 28 linces ibéricos em cativeiro e apenas 17 (60%) sobreviveram mais de dois meses.

APONTAMENTOS :

MÃE VEIO DE ESPANHA
Nasceu há cinco anos em Espanha. Em Outubro ‘Azahar’ foi transferida para Silves.
AUSENTES DESDE 1980
Em Portugal o lince ibérico não é avistado no seu habitat natural desde 1980. O centro de Silves visa a sua reprodução.
APENAS 200 EM ESPANHA
Existem apenas duzentos linces ibéricos em Espanha em estado selvagem.
Esta noticia, retirada do site do Correio da Manhã, anuncia a morte da segunda cria de Azahar, o a fêmea de Lince Ibérico que deu á luz duas crias no inicio deste mês. Apaga-se assim mais uma esperança de que se possa salvar este felino que se encontra ameaçado, existindo já poucos exemplares deste espécie. A fêmea de Lince Ibérico encontra-se em recuperação.
Aconselho que visitem este endereço que nos fala sobre o Lince Ibérico: sobre as características da espécie,sobre a sua reintrodução, entre outros:http://linceiberico.icnb.pt/homepage.aspx
Helena Ferreira

Sem comentários: