"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-11-10

Reflexão sobre o ambiente


Começo por referir uma notícia que tive a infeliz oportunidade de ler hoje. Era citada nessa mesma notícia a cidade de Moscovo, na Rússia. Tinha sido registrada hoje, a mais alta temperatura durante o mês de Novembro. Nunca antes esta cidade tinha sentido os 13ºC neste mês, pois em todos os anos anteriores, já se faziam sentir as temperaturas negativas. É de referir ainda que, os termómetros alcançaram os 50º C o passado Verão.

Estamos a sofrer progressivamente as consequências de actos inconscientes, que infelizmente continuamos ainda hoje a comete-los. Todos podíamos evitar ou reduzir gastos que apenas revertem a favor do nosso bem estar, e que por vezes se revelam mesmo futéis. Não custa nada separar o lixo em casa, para mais tarde este ser reutilizado de maneira diferente. Não custa nada fechar a torneira da água enquanto lavamos os dentes, não custa nada poupar energia, e as vezes é tão simples como substituir as lâmpadas de alto consumo, por umas de baixo consumo. Não custa nada ajudar o ambiente, porque no fim, foram pequenos esforços que fizeram a diferença, mas para isso todos temos de dar o nosso contributo.

Os jovens hoje em dia já estão bem conscientes da dura realidade que estamos a enfrentar.

Falei um dia destes com um amigo que já conheço á bastante tempo, e confesso que fiquei bastante surpreendida com a maneira como ele lidava com todas as alterações que o nosso planeta tem vindo a sofrer. Foi a pessoa que mais preocupação mostrou perante tudo isto, mas no meu modo de ver as coisas, foi bastante radical em todas as palavras que pronunciou. Segundo ele, a espécie humana não devia existir pois é ela a principal causa de todas estas alterações. Penso que sim, o Homem é em parte o principal, pois não soube utilizar de maneira conveniente os recursos que o planeta disponibilizou. Mas discordo, pois noutros tempos, esta espécie esteve em pleno equilíbrio com a natureza, não causando nenhum impacto nesta. Há medida que no vamos multiplicando, vamos cada vez mais usufruindo dos poucos recursos ainda presentes na natureza, e que se encontram perto do esgotamento. É realmente triste saber que é o Homem o que causa o maior impacto nos ecossistemas, e o que levou, e ainda leva, muitas espécies á extinção. O ser humano tem a necessidade de ir cada vez mais longe, e para isso não se importa de passar por cima da Natureza.
Temos todos de passar a mensagem e dar o nosso contributo, pois temos de preservar aquilo de mais valioso que o universo possui, o PLANETA TERRA.
Aconselho vivamente a que vejam este documentário do All Gore:
Deixem em baixo os vossos comentários.
Helena Ferreira

2 comentários:

rjgeo disse...

Olá Helena, gostei muito do teu blog. O teu empenho como sempre é do melhor e tudo o que fazes é bem feito. Espero que os teus estudos estejam a correr bem e que o teu futuro seja risonho. Já agora, no meu blog podes encontrar alguma material que te possa ajudar nos teus estudos. Beijinhos e até um dia destes, okjo?

Helena disse...

Olá professor Rui...

Obrigda pelas suas simpáticas palavras. Gostei muito do blog do professor, e também tem os conteudos muito bem organizados e que são de bastante interesse.
Desejo também que o professor tenha um futuro bem recheado de sucessos e alegria. Um grande e saudoso abraço da Helena