"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2011-02-12

Novas espécies




Pois é, desta vez foi uma bióloga portuguesa a descobri não uma, mas quatro novas espécies de animais nas profundidades de grutas nacionais. A bióloga Sofia Reboleira já tinha descoberto três novas espécies de escaravelho das cavernas, e descobriu recentemente uma nova espécie de pseudo-escorpião. Mas as descobertas não ficam por aqui pois já pode acrescentar a esta lista um novo insecto. Todas estas descobertas aconteceram em grutas, o que não é alheio ao facto de a cientista ser também espeleóloga.

Este insecto explorado recentemente não possui olhos nem asas e foi encontrado numa gruta no Algarve. A bióloga afirmou que "esta descoberta acrescenta uma nova ordem á fauna carvenícola portuguesa, uma vez que não se conhecia qualquer dipluro exclusivamente em Portugal". Este novo insecto chama-se Litocampa mendensi, mede pouco mais de 3mm e já deve existir há milhões de anos e segundo a bióloga "é evolutivamente um precursor dos insectos actuais", e é capaz de suportar um ambiente extremo. Esta espécie foi encontrada no âmbito do douturamento de Sofia Reboleira.

Vi hoje no jornal uma notícia que se referia a esta bióloga e a um colega que a costuma acompanhar. Dizia que, esta espeleóloga passa em média 8 horas por dia dentro de grutas facto que revela a ambição da jovem de 29 anos e também o gosto pela função que desempenha. Na primeira imagem é possivél observar Sofia Reboleira com o insecto sem asas nem olhos.
Helena Ferreira

Sem comentários: