"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2010-01-09

Onde Darwin errou..

A teoria evolucionista de Darwin um sucesso, porém não estava totalmente completa pois não consegui esclarecer dois interessantes pormenores.
Diz esta teoria que na natureza existem variações, mas de onde terão surgido essas variações? Outra pergunta a que Charles não deu resposta foi: como se transmitem as variações de geração em geração?
Com os conhecimentos que ao longo do tempo se foram adquirindo sobre genética foi possível responder a estas questões.
Por de traz da palavra variações existe a palavra mutação, que se pensa que é responsável por a evolução. Mutações são alterações genicas ou cromossómicas. Estas alterações podem levar ao aparecimento de novas e favoráveis características, que sendo transmitidas são fontes primárias de variabilidade genética introduzindo em regra, novos genes existentes e, portanto, novas características nos indivíduos. A reprodução sexuada dá o seu contributo para a variabilidade genética uma vez que ocorre a meiose e a fecundação uma vez que existirão novas combinações.
A evolução não ocorre isoladamente, isto é, um ser não evolui apenas por si próprio. Os indivíduos que possuírem os melhores conjuntos génicos são favorecidos pela selecção natural, reproduzem-se mais e originam mais descendência tornando-se os genes mais frequentes. A selecção natural actua sobre os indivíduos com toda a carga genética e não sobre genes ou características genéticas de forma isolada.
Podemos concluir que são as mutações as responsáveis por toda a evolução.


Helena Ferreira

Sem comentários: