A teoria evolucionista de Charles Darwin é hoje das mais aceites em todo o Mundo. São poucas as pessoas que sabes que este naturalista também esteve em Portugal continental. Vou relatar a sua breve passagem um pouco a sua viagem a bordo do Beaglee a sua passagem nos Açores.
Entre 1831 e 1836, Darwin iniciou uma viagem pelo planeta a bordo do HMS Beagle, com a intenção de conhecer novas espécies e fundamentar a teoria da evolução. Esteve nas ilhas Galápagos e ai contemplou as várias espécies de tentilhões, que sendo aves tão semelhantes possuíam bicos diferentes, ao que pensou que seria pelas diversas formas de alimentação. Também esteve na América do Sul onde recolheu 27 espécies de ratos, para serem estudados em Londres.Darwin escreveu um livro intitulado: "A Origem das Espécies" fundamentando a sua teoria evolucionista através das forças naturais. Nos seus últimos dias de viagem após 5 longos anos á descoberta passou seis dias nos Açores, fazendo um triste comentário dizendo que não encontrou nada "que merecesse ser visto". Esta afirmação valeu-lhe duras críticas, uma vez que decepcionou os Portugueses.
Apesar da sua maravilhosa teoria, houve perguntas a que Darwin não sou responder. Brevemente publicarei outro documento escrevendo as tais perguntas a que Charles não sou responder.
Com ajuda de :National Geographic, Fevereiro 2009, número 95
Helena Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário