"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-11-13

O Genoma das Espécies

O Genoma das Espécies-Importância das sequenciações




O que é o Genoma?


Podemos entender por genoma conjunto de genes que constitui a informação genética de cada indivíduo, isto é, a totalidade de ADN contido numa célula de cada pessoa. É aqui incluído não só os genes como as sequencias não-codificadoras a que normalmente se chamava DNA-lixo, termo que actualmente já não é muito utilizado, porque apenas não se sabe bem qual é a sua função na célula, não se sabe se estas sequências não-codificadoras são ou não importantes para a regulação dos genes.

Sequenciação de Genes

Em que consiste:


Um gene é um segmento de DNA com uma sequência nucleótidica própria que contêm determinada informação. A sequenciação do DNA consiste em determinar a sequência exacta de unidades estruturais que compõem o DNA a que se dá o nome de nucleótidos (Adenina, Timina, Citosina e Guanina). A tecnologia da sequenciação de DNA progrediu rapidamente e actualmente vários genomas de microrganismos já estão completamente sequenciados e muitos outro encontram-se em fase de sequenciação.


Como pode ser feita:

O método tradicional da sequenciação de DNA foi proposto por Frederick Sanger na década de 70 e consiste na adição de nucleótidos modificados chamados didesoxirribonucleótidos na sequência do DNA que impedem o crescimento do mesmo em replicação pelo DNA polimerase após a sua adição. Este método tem sido utilizado por centros de pesquisa em todo o Mundo.
Existe ainda o método de pirosequenciamento que consiste numa nova abordagem da sequenciação.


A sequenciação do DNA tem diversas aplicações em variadas áreas como é o exemplo de:


  • Genética em biomedicina com a caracterização de genes de relevância clínica;

  • Genética humana com o diagnóstico molecular de enfermidades hereditárias;

  • Medicina forense;

  • Oncologia molecular com a detenção de mutações em genes supressores de tumores;

  • Etc.

Informações que podemos obter com recurso á sequenciação de genes:



Já são muitas as informações obtidas até ao momento sobre os projectos genoma. Temos o exemplo de sequências genéticas que revelam que proteínas altamente similares são codificadas nos genomas de organismos diferentes como é o caso das leveduras e os humanos.



O que é o projecto genoma?


Dá-se o nome de projecto genoma a um trabalho realizado em conjunto por diversos países, como é o caso de Angola, Reino Unido, Brasil, China, Marrocos, Estados Unidos, Países Baixos entres outros. Têm como principal objectivo desvendar o código genético de um organismo sendo este animal, vegetal, um fungo uma bactéria ou até mesmo um vírus. Dedicam-se principalmente ao estudo do genoma humano.
Em 1987 com a iniciativa do departamento de Energias dos Estados Unidos da América foi iniciado o projecto Genoma Humano. Este projecto tinha como principais objectivos a criação de mapas físicos de alta resolução, sequenciar todo o DNA do genoma humano e criar e depositar as informações apreendidas num banco de dados e aperfeiçoar as técnicas moleculares de modo a melhorar a qualidade dos estudos. Os resultados obtidos permitiram criar testes para predisposição a doenças como Parkinson e cancro do pulmão.



Importância da descodificação da sequenciação do genoma em algumas espécies


Sequenciação do genoma da vaca
Durante muitos anos, mais de 300 investigadores de diferentes países trabalharam na sequenciação do genoma da vaca, confiantes de que se este fosse descodificado ajudaria a melhorar a produção de carne e leite. Ao fim de tantos anos, o seu trabalho dá fruto. A vaca é o único animal de importância pecuária cuja informação genética está completamente descodificada. Os cientistas acreditam agora que é possível melhorar a produção de leite e de carne bovina, na tentativa de diminuir a dependência actual da utilização de antibióticos na actividade.


Sequenciação do genoma da abelha
A abelha comum é um insecto a quem o genoma também já foi descodificado. Com esta descoberta foi possível desvendar que estas abelhas são originárias de África e possuem genes específicos responsáveis pela sua complexa sociabilidade e por aquilo em que são especialistas entre todos: o olfacto. Este estudo permitiu concluir que as abelhas têm mais genes ligados ao cheiro e genes específicos implicados na utilização do néctar e do pólen. O genoma da abelha, mostra também uma evolução mais lenta do que outros insectos como nomeadamente a mosca e o mosquito, e alguns dos genes que intervêm nos ritmos biológicos, são mais parecidos com os dos vertebrados.


Sequenciação do genoma humano
A sequenciação do genoma humano ainda está longe de ser totalmente descodificado. Mas por todo o Mundo em centros de pesquisa se estuda o genoma humano. A descodificação completa para o genoma humano é um grande passo para o homem. O conhecimento do genoma humano permitirá diagnosticar doenças e permitirá a cura para muitas delas. Porém os principais benefícios só se conhecerão quando for descoberta a função de cada gene do genoma humano. A sequenciação do genoma humano é muito importante pois permite identificar novos genes, identificar doenças e até conhecer novas técnicas de análise. O estudo do genoma humano trará benefícios como: cura de doenças, como o cancro, diabetes, hipertensão entre outros.

Curiosidade: se todo o DNA de uma pessoa fosse esticado, seria possível fazer uma viagem de ida e volta ao Sol 6oo vezes.

Fontes Formativas

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=647862
Helena Mendes Ferreira

Sem comentários: