"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-11-22

Reprodução assexuada


Existe uma diversidade de estratégias de reprodução assexuada, ocorrendo esta quer em seres procariontes, como também na maioria dos seres unicelulares eucariontes e ainda em muitos seres multicelulares.


Os casos de reprodução assexuada que estão abaixo descriminados, são alguns dos tipos fundamentais mais existentes:
-Amiba;
-Leveduras;
-Bolor do pão;
-Planária;
-Estrelas-do-mar;
-Anémona-do-mar;
-Hidras de água doce;
-Etc.


Os processos de reprodução assexuada mais frequentes são:


-Bipartição: Um indivíduo divide-se em dois com dimensões idênticas. Ocorre em seres como a Amiba e a paramécia e a Planária.


-Gemulação: Formação de uma ou mais saliências a que se da o nome da gomos ou gemas, que crescem e se destacam, acabando por completar o seu desenvolvimento. Cada gomo irá originar um novo exemplar. Este processo ocorre por exemplo em Leveduras, em anémonas-do-mar e na Hidra.


- Multiplicação vegetativa: A partir do desenvolvimento de certas estruturas vegetativas, como caules, folhas e raízes são formados novos exemplares. Ocorre em seres como nas Batateiras (tubérculos), nos lírios (rizomas) ou na cebola (bolbos).


-Fragmentação: São formados novos seres a partir da regeneração de fragmentos de um indivíduo progenitor. Ocorre como por exemplo nas estrelas-do-mar em algas e plantas.



-Esporulação: Bolores como o do pão ou da fruta são exemplares da formação de um individuo a partir de células reprodutoras especializadas -os esporos - que germinam originam novos indivíduos.


- Partenogénese: Ocorre por exemplo em Rotiferos ou Pulgões como os das roseiras. Estes seres são formados a partir de óvulo não fecundado, isso é, são formados novos indivíduos exclusivamente a partir de gâmetas femininos.



Todos estes métodos estão associados á divisão celular por mitose, sendo os indivíduos idênticos geneticamente entre si e idênticos ao respectivo progenitor do qual recebem os genes.


Dá-se o nome de clonagem á produção de indivíduos geneticamente iguais. Aos indivíduos assim originados (por reprodução assexuada) constituem os clones.

Helena Ferreira

Sem comentários: