"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-11-15

Reprodução nos Seres Vivos

É graças a reprodução que a vida na Terra se perpétua. É a reprodução que assegura a passagem da informação genética, garantido fidelidade a um programa genético e gerando simultaneamente diversidade. Podemos entender por reprodução a capacidade que os seres vivos têm de originar outros seres com informação genética igual ou semelhante a dos seus progenitores. É assim garantida transmissão da informação genética de geração em geração.
Existem dois tipos de reprodução:

Reprodução sexuada: É neste processo onde ocorre a fecundação, que consiste na fusão de dois gâmetas provenientes de indivíduos diferentes. Resulta deste processo a formação de um ovo, e é a partir deste ovo que se origina um novo indivíduo, com informação genética própria estando presentes genes dos progenitores. Os descendentes geneticamente são únicos diferentes entre si e diferentes dos progenitores.

Reprodução assexuada: Neste processo é formado um novo individuo a partir de um único progenitor. Aqui não há intervenção de células sexuais, os gâmetas. Os descendentes são geneticamente idênticos uns aos outros e ao único progenitor do qual recebem todos os genes.
Helena Ferreira

Sem comentários: