"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

2009-12-03

Meiose

Como não tenho ido muito tempo devido aos estudos para os testes, não publiquei nada sobre a Meiose.
Deixo aqui uns sites ondes podes saber mais sobre este tema:
  1. http://www.johnkyrk.com/meiosis.pt.html -neste site podes encontrar diversas animações que te ajudaram melhor a compreender a matéria
  2. http://www.youtube.com/watch?v=47vf2m-Iyb8 -neste encontraras animações 3D, que aconselho vivamente a sua visualização
  3. http://4.bp.blogspot.com/_VlVehqMw9uA/SAjNHw0qGOI/AAAAAAAAACk/gEAaoI5REMM/s400/meiose.gif -neste encontras imagens relativas as diversas fases da Meiose

Tenho a certeza que estes sites te vão ajudar na tua pesqusa e sed puderes visita também os blogs dos meus colegas (na barra lateral)...Bom estudo!

Helena Ferreira

2009-11-28

A História de uma Ovelha


Na História da clonagem, ficou famosa uma ovelha.Em Fevereiro de 1997, foi anunciado o nascimento da Dolly, um clone de uma ovelha de 6 anos. Esta ovelha nasceu sem que tivesse ocorrido fecundação, herdando totalmente a informação genética de uma só ovelha. A obtenção da ovelha Dolly não foi fácil, foram precisas muitas tentativas, das quais apenas uma teve sucesso. Dolly foi um clone de uma ovelha de onde foi retirado o núcleode uma célula diferenciada e inroduzido num oócito já semnúcleo.

Porém a taxa de sucesso deste processo é pequena, nascendo muitas vezes individuos com deformaçãoes.

A célebre ovela Dolly tornou-se adulta, mas não ultrapassou a barreira dos 6 anos, uma vez que apresentava cancro nos pulmões, sofria de atrite e outras doenças degenerativas, acabando por ser abatida.

(Verifica o sabia que e fica a saber qual a origem do nome desta ovelha).
Helena Ferreira

Clones e Clonagem

São clones grupos de células genéticamente idênticas e descendentes de uma só célula ancestral.Podemos também entender por clone, um grupo de indivíduos geneticamente iguais.Através da clonagem, é possível obter clones, isto é, indivíduos geneticamente iguais.
Helena Ferreira
PARA SABERES MAIS VISITA OS SEGUINTES SITES:

2009-11-22

Reprodução assexuada


Existe uma diversidade de estratégias de reprodução assexuada, ocorrendo esta quer em seres procariontes, como também na maioria dos seres unicelulares eucariontes e ainda em muitos seres multicelulares.


Os casos de reprodução assexuada que estão abaixo descriminados, são alguns dos tipos fundamentais mais existentes:
-Amiba;
-Leveduras;
-Bolor do pão;
-Planária;
-Estrelas-do-mar;
-Anémona-do-mar;
-Hidras de água doce;
-Etc.


Os processos de reprodução assexuada mais frequentes são:


-Bipartição: Um indivíduo divide-se em dois com dimensões idênticas. Ocorre em seres como a Amiba e a paramécia e a Planária.


-Gemulação: Formação de uma ou mais saliências a que se da o nome da gomos ou gemas, que crescem e se destacam, acabando por completar o seu desenvolvimento. Cada gomo irá originar um novo exemplar. Este processo ocorre por exemplo em Leveduras, em anémonas-do-mar e na Hidra.


- Multiplicação vegetativa: A partir do desenvolvimento de certas estruturas vegetativas, como caules, folhas e raízes são formados novos exemplares. Ocorre em seres como nas Batateiras (tubérculos), nos lírios (rizomas) ou na cebola (bolbos).


-Fragmentação: São formados novos seres a partir da regeneração de fragmentos de um indivíduo progenitor. Ocorre como por exemplo nas estrelas-do-mar em algas e plantas.



-Esporulação: Bolores como o do pão ou da fruta são exemplares da formação de um individuo a partir de células reprodutoras especializadas -os esporos - que germinam originam novos indivíduos.


- Partenogénese: Ocorre por exemplo em Rotiferos ou Pulgões como os das roseiras. Estes seres são formados a partir de óvulo não fecundado, isso é, são formados novos indivíduos exclusivamente a partir de gâmetas femininos.



Todos estes métodos estão associados á divisão celular por mitose, sendo os indivíduos idênticos geneticamente entre si e idênticos ao respectivo progenitor do qual recebem os genes.


Dá-se o nome de clonagem á produção de indivíduos geneticamente iguais. Aos indivíduos assim originados (por reprodução assexuada) constituem os clones.

Helena Ferreira

2009-11-15

Reprodução sexuada ou assexuada?

Reprodução sexuada

Reprodução sexuada




Reprodução sexuada






Helena Ferreira

Reprodução sexuada ou assexuada?

A Pensar...

Já iniciamos há algum tempo o tema Reprodução nos Seres Vivos. Decidi então realizar um pequeno resumo com o essencial a reter sobre esta primeira fase. No documento que abaixo publiquei aclaro o significado de reprodução. Os processos de reprodução são muito variados agrupando-se em dois tipos fundamentais: reprodução sexuada e assexuada, onde no texto relacionado com a reprodução clarifico também este pormenor de bastante relevância. Acho este tema um dos mais deslumbrantes pelo facto de aprendermos como começa a vida e como esta se perpétua. A vida é um dos fenómenos mais espectaculares no Mundo e reconhecermos como tu começa é ainda mais interessante. Brevemente irei escrever sobre as estratégias da reprodução assexuada e também sobre clonagem.

Até breve.

Helena Ferreira

Reprodução nos Seres Vivos

É graças a reprodução que a vida na Terra se perpétua. É a reprodução que assegura a passagem da informação genética, garantido fidelidade a um programa genético e gerando simultaneamente diversidade. Podemos entender por reprodução a capacidade que os seres vivos têm de originar outros seres com informação genética igual ou semelhante a dos seus progenitores. É assim garantida transmissão da informação genética de geração em geração.
Existem dois tipos de reprodução:

Reprodução sexuada: É neste processo onde ocorre a fecundação, que consiste na fusão de dois gâmetas provenientes de indivíduos diferentes. Resulta deste processo a formação de um ovo, e é a partir deste ovo que se origina um novo indivíduo, com informação genética própria estando presentes genes dos progenitores. Os descendentes geneticamente são únicos diferentes entre si e diferentes dos progenitores.

Reprodução assexuada: Neste processo é formado um novo individuo a partir de um único progenitor. Aqui não há intervenção de células sexuais, os gâmetas. Os descendentes são geneticamente idênticos uns aos outros e ao único progenitor do qual recebem todos os genes.
Helena Ferreira

A Pensar....

Publiquei no passado dia 13 um trabalho relacionado com o DNA. A realização deste trabalho foi-nos proposta pelo professor de Biologia e Geologia. Achei um trabalho bastante interessante, onde o principal objectivo era partir a descoberta do DNA.Os resultados penso que foram formidáveis, focavam os pormenores mais importantes. Os temas foram sorteados e o tema com que fiquei foi:”O Genoma das Espécies - importância das sequenciações” (abaixo publicado). Numa determinada aula o professor sugeriu que fizéssemos as apresentações do tema com que cada aluno tinha ficado. Desde já aconselho que visitem os trabalhos elaborados pelos meus colegas que se encontram nos blogues que estão dispostos na barra lateral. Coma realização deste trabalho ficou concluído o subtítulo do primeiro capítulo do livro de biologia que se titula como: Crescimento e Renovação Celular.

2009-11-13

O Genoma das Espécies

O Genoma das Espécies-Importância das sequenciações




O que é o Genoma?


Podemos entender por genoma conjunto de genes que constitui a informação genética de cada indivíduo, isto é, a totalidade de ADN contido numa célula de cada pessoa. É aqui incluído não só os genes como as sequencias não-codificadoras a que normalmente se chamava DNA-lixo, termo que actualmente já não é muito utilizado, porque apenas não se sabe bem qual é a sua função na célula, não se sabe se estas sequências não-codificadoras são ou não importantes para a regulação dos genes.

Sequenciação de Genes

Em que consiste:


Um gene é um segmento de DNA com uma sequência nucleótidica própria que contêm determinada informação. A sequenciação do DNA consiste em determinar a sequência exacta de unidades estruturais que compõem o DNA a que se dá o nome de nucleótidos (Adenina, Timina, Citosina e Guanina). A tecnologia da sequenciação de DNA progrediu rapidamente e actualmente vários genomas de microrganismos já estão completamente sequenciados e muitos outro encontram-se em fase de sequenciação.


Como pode ser feita:

O método tradicional da sequenciação de DNA foi proposto por Frederick Sanger na década de 70 e consiste na adição de nucleótidos modificados chamados didesoxirribonucleótidos na sequência do DNA que impedem o crescimento do mesmo em replicação pelo DNA polimerase após a sua adição. Este método tem sido utilizado por centros de pesquisa em todo o Mundo.
Existe ainda o método de pirosequenciamento que consiste numa nova abordagem da sequenciação.


A sequenciação do DNA tem diversas aplicações em variadas áreas como é o exemplo de:


  • Genética em biomedicina com a caracterização de genes de relevância clínica;

  • Genética humana com o diagnóstico molecular de enfermidades hereditárias;

  • Medicina forense;

  • Oncologia molecular com a detenção de mutações em genes supressores de tumores;

  • Etc.

Informações que podemos obter com recurso á sequenciação de genes:



Já são muitas as informações obtidas até ao momento sobre os projectos genoma. Temos o exemplo de sequências genéticas que revelam que proteínas altamente similares são codificadas nos genomas de organismos diferentes como é o caso das leveduras e os humanos.



O que é o projecto genoma?


Dá-se o nome de projecto genoma a um trabalho realizado em conjunto por diversos países, como é o caso de Angola, Reino Unido, Brasil, China, Marrocos, Estados Unidos, Países Baixos entres outros. Têm como principal objectivo desvendar o código genético de um organismo sendo este animal, vegetal, um fungo uma bactéria ou até mesmo um vírus. Dedicam-se principalmente ao estudo do genoma humano.
Em 1987 com a iniciativa do departamento de Energias dos Estados Unidos da América foi iniciado o projecto Genoma Humano. Este projecto tinha como principais objectivos a criação de mapas físicos de alta resolução, sequenciar todo o DNA do genoma humano e criar e depositar as informações apreendidas num banco de dados e aperfeiçoar as técnicas moleculares de modo a melhorar a qualidade dos estudos. Os resultados obtidos permitiram criar testes para predisposição a doenças como Parkinson e cancro do pulmão.



Importância da descodificação da sequenciação do genoma em algumas espécies


Sequenciação do genoma da vaca
Durante muitos anos, mais de 300 investigadores de diferentes países trabalharam na sequenciação do genoma da vaca, confiantes de que se este fosse descodificado ajudaria a melhorar a produção de carne e leite. Ao fim de tantos anos, o seu trabalho dá fruto. A vaca é o único animal de importância pecuária cuja informação genética está completamente descodificada. Os cientistas acreditam agora que é possível melhorar a produção de leite e de carne bovina, na tentativa de diminuir a dependência actual da utilização de antibióticos na actividade.


Sequenciação do genoma da abelha
A abelha comum é um insecto a quem o genoma também já foi descodificado. Com esta descoberta foi possível desvendar que estas abelhas são originárias de África e possuem genes específicos responsáveis pela sua complexa sociabilidade e por aquilo em que são especialistas entre todos: o olfacto. Este estudo permitiu concluir que as abelhas têm mais genes ligados ao cheiro e genes específicos implicados na utilização do néctar e do pólen. O genoma da abelha, mostra também uma evolução mais lenta do que outros insectos como nomeadamente a mosca e o mosquito, e alguns dos genes que intervêm nos ritmos biológicos, são mais parecidos com os dos vertebrados.


Sequenciação do genoma humano
A sequenciação do genoma humano ainda está longe de ser totalmente descodificado. Mas por todo o Mundo em centros de pesquisa se estuda o genoma humano. A descodificação completa para o genoma humano é um grande passo para o homem. O conhecimento do genoma humano permitirá diagnosticar doenças e permitirá a cura para muitas delas. Porém os principais benefícios só se conhecerão quando for descoberta a função de cada gene do genoma humano. A sequenciação do genoma humano é muito importante pois permite identificar novos genes, identificar doenças e até conhecer novas técnicas de análise. O estudo do genoma humano trará benefícios como: cura de doenças, como o cancro, diabetes, hipertensão entre outros.

Curiosidade: se todo o DNA de uma pessoa fosse esticado, seria possível fazer uma viagem de ida e volta ao Sol 6oo vezes.

Fontes Formativas

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=647862
Helena Mendes Ferreira

2009-10-31

Grandes acontecimentos

1944-Ficou estabelecido que uma biomolécula chamada DNA constitui o material genético.
1953-Foi proposta a estrutura em dupla hélice para o DNA por parte de James Watson e Francis Crick.
1961-Os franceses J. Monod e F.Jacob elucidaram o mecanismo do funcionamento dos genes.
1962-É atribuído o Prémio Nobel da Medicina a J.Watson e F.Crick e M.Wilkins.
1973- É efectuada a primeira manipulação genética.
1987- Os políticos americanos responsáveis concordaram com o financiamento para o Projecto Genoma Humano.
1990- Nos Estados Unidos foi feita a primeira terapia génica numa menina de 4 anos que tinha uma deficiência imunitária.
1995- São decifrados os primeiros genomas bacterianos por parte do americano C.Venter.
2000-Uma empresa americana conclui a sequenciação do genoma de uma pessoa.

Ciclo Celular

Todos os organismos vivos são constituídos por células, e estas mesmas células são descendentes de células preexistentes, deste modo a divisão celular assume um importante papel para o contributo de vida na Terra.
De um modo geral as células, aumentam o seu conteúdo e finalmente dividem-se. Cada célula origina duas células-filha, sendo estas geneticamente iguais as células-mãe. O ciclo celular inclui a Interfase , que se distingue em três subfases: G1, S, e G2, e inclui também a Fase Mitótica onde ocorre a citocinese e a mitose. A mitose inclui a Profáse, a Metafase, a Anafáse e a Teleofase. Primeiramente ocorre a mitose que diz respeito á divisão do núcleo seguida da citocinese que corresponde á divisão física do citoplasma.
Helena Ferreira

2009-10-03

Cada célula um testemunho...

As células eucarióticas possuem DNA que é utilizado em várias pesquisas, como por exemplo em situaçães relativas a crimes ou na obtenção de "provas"genéticas para a determinação da paternidade.

DNA e seus constituintes

Devido á utilização de material celular e as técnicas apropriada foi possivel isolar os ácidos e identificar os seus constuintes.Os constituintes identificados no ácido nucleico do DNA são:
  • Um grupo fosfato que confere à molécula as suas caracteristicas ácidas;
  • Pentoses-um açucar cinco átomos de carbono (C5H10O4)-a desoxirribose;
  • Bases azotadas-existem 4 bases azotadas, duas em anel duplo como é o caso da Adenina (A) e Guanina (G) e duas em anel simples no caso da Timina (T) e a Citosina (C).

Helena Ferreira

2009-09-20

DNA vs RNA

Esta imagem ilustra a estrutura do DNA e do RNA. No topo da imagem é possível visualizar por parte do DNA as seguintes iniciais :ATCG e por parte do RNA é possível visualizar as seguintes:AUCG. Estas íniciais estão relacionadas com os nucleóticos qie constituem cada um dos ácidos nucleicos. Os nucleótidos que constituem o DNA são a Adenina (A),a Timina(T) , a Citosina (C) e a Guanina (G). Os constutuíntes do RNA são a Adenina (A), o Uracilo (U), a Citosina (C) e a Guanina (G).

O DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma macromolécula biológica que contém a informação genética de cada ser vivo e é nele que se encontram os "segredos da vida".Graças a informação ultraconfidencial que contém o ADN o ser vivo é um individuo único. Esta macromolécula pertence ao grupo dos ácidos nucleicos, assim como o RNA. O RNA (ácido ribonucleico) é uma biómolécula quimicamente próxima do DNA, indispensável ao processamento da informação biológica.
Nos seres procariontes o DNA encontra-se espalhadono citoplasma, não sendo rodeado por invólucro nuclear.À zona ocupada pelo DNA dá-se o nomeda nucleóide.Já nas células eucarióticas o DNA localiza-se principalmente no núcleo. Cada molécula de DNA está associada a proteínas e dá-se o nome de cromatina a agregados filamentosos de DNA e proteínas presentes nos núcleos interfásicos. O número de filamentos de cromatina em cada célula é variável de espécie para espécie. Para designar cada unidade morfológica e fisiológica de cromatina utiliza-se hoje em dia o termo cromossoma.
Helena Ferreira

2009-07-19

Sugestão de viagem...

Bem se achas que o teu Verão está a ser uma seca e se tens vontade de descobrir coisas novas e de te divertir porque não visitas o Zoomarine no Algarve?
Faz as malas e embarca nesta maravilhosa viagem até ao sul do pais.
No Zoomarine podes ver espectáculos de leões marinhos, golfinhos e de aves.Podes ainda visitar o aquário onde encontras diferentes espécies marinhas, algumas das quais foram encontradas no mar e estão em recuperação, podes até tocar em raias que são bastante simpáticas.Tens a maravilhosa oportunidade de assistires a um filme a 4D e ainda passares o dia a divertir-te nas diversões que lá também encontras.
Não percas tempo.Não te vais arrepender!!

Helena Ferreira

Zoomarine











Cuidar do planeta!

Bem com a chegada do Verão chega também o bom tempo e o calor o que convida a dar uns bons mergulhos na praia.
É agradável frequentar uma praia bem cuidada. Todos nós temos a responsabilidade de preservar as praias deixando-las sempre limpas e bem cuidadas.Lembra-te que ao deixares lixo na praia iras também prejudicar os animais marinhos.O lixo que deixares na praia ira ser arrastado pelo mar, o que ira causar a morte a inúmeros animais marinhos.As tartarugas são as vitimas de todos os sacos de plástico que o mar arrasta da areia das praias.A ementa preferida das tartarugas são as Alforrecas (medusas).A tartaruga vai ingerir os sacos de plástico pensando que esta a comer alforrecas o que a vai conduzir a sua morte.Outra ameaça para os animais marinhos são as redes lançadas ao mar muitas vezes quando já não são úteis aos pescadores.Os animais ficam presos e se não forem vistos acabam por morrer. Muitas vezes são encontrados em misero estado e são levados para centros de recuperação onde ficam ao cuidado dos biólogos marinhos.Se sobreviverem e ficarem em bom estado serão mais tarde devolvidos ao mar.Em Portugal mais precisamente no Algarve existe um centro de recuperação conhecido por Zoomarine, como podes observar nas imagens acima ilustradas.
Lembra-te que proteger o planeta está nas nossas mãos, e que se quisermos salvar este maravilhoso planeta o podemos fazer basta querer.Podemos sempre optar por um bom ambiente ou por um ambiente poluído basta querermos.Podemos cada um de nós, fazer a união e optarmos por uma vida melhor para nós, pra todas as espécies de animais e plantas e assim ajudar o planeta.
FAZ A TUA ESCOLHA!!!
Helena Ferreira

2009-06-17

A pensar...

Esta última aula laboratorial foi uma das que mais gostei pois não estava a espera que a constituição dos peixes fosse tão complexa. Gostei de explorar todos os mecanismos desde animal. Acabámos recentemente o último capítulo do livro de biologia que se intitula:Regulação nervosa e hormonal em animais. Mais uma vez o peixe foi um dos animais que mais me impressionou.
Os peixes são animais osmorreguladores tanto os de água salgada como os de água doce, isto é, são capazes de regular a concentração de sais dos seus fluídos corporais tendo para tal uma série de mecanismos e funções que o permitem fazer.
Bem no final desta actividade laboratorial ficamos com vontade de nunca mais comer fanecas...Mas este peixinho é irresistível.
Há...Entretanto recebemos os relatórios da actividade e estavam muito bons...Acho que os peixes merecem todo o nosso respeito...
Helena Ferreira

Constituição de um peixe ósseo


Aula laboratorial

Bem começo desde já pedindo as minhas sinceras desculpas pelo facto de ultimamente não publicar postagens no blog, mas tive o tempo ocupado.
Fiquei muito surpreendida na aula em que dissecamos o peixe ósseo.Não sabia muito bem como eram constituídos os peixes mas na verdade o seu interior é bastante semelhante ao nosso.O peixe que dissecamos tem o nome comum de Faneca. Exteriormente os seus olhos são esbugalhados e desprotegidos uma vez que não apresentam pálpebras. Possuem também barbatanas peitorais, pélvicas, dorsais, caudal e anal.Possuem também uma camada escamosa ordeiramente organizada.Dentro da boca possuem pequenos dentes e uma língua rígida e bastante clara. Depois disto estávamos preparados para conhecer a estrutura interna do peixe.Quando dissecamos o peixe deparamos-nos com os vários órgãos que o constituíam como por exemplo o intestino, o estômago, o fígado e as gónadas. Após retirarmos tudo isto começamos a procura o coração que se encontrava na cavidade pericárdica que depois foi também estudada. Como aida tinhamos um tempinho decidimos explorar um pouco mais aquele peixe partindo agora rumo a sua cabeça onde encontramos o seu cerebro que era bastanta pequeno.
Helena Ferreira

2009-05-30

A pensar...

Iniciamos na passada sexta feira a quarta e ultima unidade de biologia: Regulação nos Seres Vivos.Vamos abordar nesta unidade temas como:Regulação nervosa e hormonal em animais com subtemas como Sistema nervoso e regulação nervosa, Sistema endócrino-regulação hormonal entre outros.E outro tema é:Hormonas Vegetais onde o subtema que vamos abordar é:Acção das hormonas no desenvolvimento das plantas.
Esta ultima unidade é para mim bastante interessante e cativante.Acho que conhecer um pouco o nosso sistema nervoso é importante para compreender o porquê de muitas das nossas acções.
Ainda não posso falar muito destas coisas porque ainda nunca aprofundamos muito a matéria.
Colega já só faltam 3 semaninhas para acabar o nosso ano lectivo...Força e dêem o vosso melhor.BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!
Helena Ferreira

Próxima aula laboratorial



Na próxima aula laboratorial iremos dissecar um peixe, para desta forma conhecermos melhor a sua constituição interna.
Os peixes tem um sistema circulatório simples constituído por apenas um ventrículo e uma aurícula.As brânquias e as guelras são os seus órgãos respiratórios.Nos peixes ósseos, as brânquias dispõem-se ao longo dos arcos branquiais sendo estes protegidos pelo opérculo.As brânquias por sua vez são constituídas por séries de filamentos duplos, que estão inseridos em estruturas ósseas denominadas arcos branquiais.Em cada filamento branquial existe um vaso sanguíneo pelo qual o sangue entra e sai da brânquia.Existe também uma densa rede de capilares sanguíneos entre estes dois vasos sanguíneos pelos quais o sangue entra e sai das brânquias, que estão contidos em dilatações vascularizadas do filamento branquial, chamadas lamelas.
Pronto fica aqui uma simples ideia de como são constituídos os peixes.Na imagem acima colocada também podes explorar um pouco dessa constituição.



Helena Ferreira

2009-05-11

A pensar...

Iniciamos recentemente o tema:Obtenção de energia.
Este tema é um pouco mais complexo que requerer toda a nossa atenção nas aulas e o estudo fora delas.
Pois é...aproxima-se o nosso teste intermédio e o tempo começa a esgotar-se.Aproveito desde já a oportunidade para desejar a todos os meus colegas um óptimo estudo e concentração para que tudo corra bem. É a recta final e vale a pena dar todo o nosso esforço para obtermos os resultados desejados.
Até breve!!!
Helena

2009-05-02

Circulação nos seres vivos

Existem três tipos de circulação sanguínea:

Circulação dupla completa é característica dos mamíferos, como é o caso de nós seres humanos:



Os anfíbios são animais com circulação dupla incompleta como mostra a imagem abaixo expostosta:



Os animais com circulação simples, como é o exemplo dos peixes possuem o seguinte sistema circulatório:






Helena Ferreira


2009-04-29

Actualização de BLOG

Agora no mês de Maio, começam os testes intermédios e a pressão começa a ser grande. Devido a isso posso não ter muito tempo para actualizar o blog. Vou fazer todos os possíveis para continuar a actualiza-lo, mas peço desde já imensas desculpas pelo sucedido. Mesmo assim não deixem de visitar o blog e logo que possa meterei mais postagens ...Brevemente e como se tem falado muito no assunto, tentarei colocar no blog alguma coisa acerca de Charles Robert Darwin o autor do famoso livro " A Origem das Espécies".
Até breve: Helena Ferreira

Presta atenção!

Na barra lateral e para tornar mais agradável o meu blog, decidi ir colocando algumas imagens relacionadas com a biologia. Coloquei as imagens que achei mais interessantes e sempre que possa meterei mais...
Helena Ferreira
É assim que é o nosso coração...

As nossas aulinhas laboratoriais...

Ontem (terça-feira), realizamos uma experiencia nas aulas laboratoriais bastante interessante.Para compreender melhor o órgão mais importante do nosso corpo, foi-nos colocado na tina um coração de um mamífero neste caso foi o coração de um porco.Com uns pequenos cortes no coração, foi-nos possível observar e explorar a estrutura interna.No fim da experiência realizamos uns exercícios ligados com o tema coração e circulação sanguínea.Na imagem acima colocada vais ficar a saber um pouco mas sobre o "teu" coração e seus constituintes.
Helena Ferreira

2009-04-15

A pensar...

Iniciamos hoje mais um capitulo da nossa Biologia que é:Transporte nas plantas, e brevemente iniciaremos o transporte nos animais.Acho este tema bastante interessante e simples(por enquanto). Logo que possa irei por no blog algumas imagens relacionadas com a matéria, e tentarei actualizar o blog sempre que puder.Não deixem de visitar...
...Até breve: Helena Ferreira

2009-04-07

A pensar...

Publiquei já há um tempo o trabalho que realizei sobre "Extinção de Espécies", no qual falei sobre a Cegonha -preta(Ciconi nigra).Alerto mais uma vez para este assunto sobre a extinção dos animais.Muitas espécies se têm conhecido, mas outras mais têm desaparecido.Li um texto onde dizia que mais de 99% das espécies que alguma vez existiram estão actualmente extintas.Por trás de todas estas extinções encontra -se o Homem. É este o que mais tem contribuído para a extinção de espécies.Para começar a travar algumas destas extinções vão sendo criadas Áreas Protegidas, com o objectivo de proteger algumas espécies em vias de extinção.Se não fecharmos os olhos a isto podemos vir a salvar muitas espécies.
Helena Ferreira

Classificação dos seres vivos

Whittaker em 1969 propôs a divisão dos seres vivos em cinco reinos, são eles:

Reino Monera

O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias, todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm). São o exemplo de seres como as Eubactérias ou as Arqueobactérias.

Reino Protista

O Reino Protista é formado por seres eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos.Fazem parte deste reino seres como as Algas castanhas, as Algas vermelhas e as Algas verdes, os Dinoflagelados, os Esporozoários, entre outros.

Reino Plantae

Este reino que inclui alguns seres (plantas), como Felicínias, Gimnospérmicas entre outros. É formado por seres pluricelulares eucariontes,capazes de produzir compostos orgânicos, a partir de compostos inôrganicos, através da fotossíntese.

Reino Fungi

Este reino inclui seres como Ascomicetes, Zigomicetes entre outros.Assim podemos concluir que inclui seres unicelulares e pluricelulares, sendo todos eles eucariontes.Estes seres absorvem as substâncias alimentares do meio, depois de as digerir no exterior das suas células.Muitos dos seres pretencentes a este reino são decompositores, sendo outros parasitas.Um pequeno número vive em simbiose com outros seres, como é o caso dos líquenes que são associações entre algas e fungos.

Reino Animalia

É a este reino que pertencem seres como os Moluscos, os Cordados, os Artrópodes entre muitos outros. Os seres pertencentes a este reino são pluricelulares, eucariontes. São seres incapazes de produzir o seu alimento, isto é, são incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos, alimentando-se de outros seres. Assim, ingerem o alimento e procedem à sua digestão fora das células, absorvendo, em seguida, os produtos resultantes.

Helena Ferreira

Biologia 10º ano (Ensino Secundário)

2009-03-22

Cegonha-preta
Ciconi nigra




Nome comum da espécie
Cegonha-preta

Designação científica
Ciconia nigra

Características morfológicas

A cegonha-preta (Ciconia nigra) é uma ave ciconiforme da família das cegonhas. A cegonha-preta é ligeiramente menor que a cegonha-branca. A cegonha-preta caracteriza-se pele pelugem branca no ventre e negra com reflexos metálicos no dorso, cauda, cabeça e pescoço. O bico e as patas, de cor vermelha vivo no adulto, são esverdeados e bastante mais claros nos juvenis. A sua plumagem escura e metálica pode, por vezes, reflectir a luz do sol, fazendo-a parecer bastante clara quando vista ao longe.




Distribuição e abundância – em Portugal e no mundo

Em Portugal

A cegonha preta distribui-se, em Portugal, apenas pelas regiões mais interiores, inóspitas e isoladas. Os troços internacionais dos rios Douro, Tejo e Guadiana oferecem para esta espécie condições privilegiadas, sobretudo devido à fraca perturbação humana que aí se regista e à abundância de locais de nidificação.

No Mundo

Durante a época de nidificação distribui-se pela Península Ibérica e Europa central até Leste da Sibéria. Durante o Inverno, estas populações migram para África subsariana, para este e nordeste de África, e do Paquistão ao sudeste e este da China. Existem ainda populações dispersas na África Austral, parcialmente migradoras. No caso da população ibérica grande parte dos indivíduos migra para África ocidental.


Habitat e comportamento

Alimentação

A sua alimentação é muito semelhante à da cegonha-branca. Inclui uma maior percentagem de peixe e outros seres aquáticos. O seu regime alimentar faz com que estas aves sejam extremamente úteis para a agricultura, pois comem inúmeros insectos e servem como controladores de possíveis pragas. A base da sua alimentação é constituída por crustáceos, anfíbios, e pequenos peixes.


Reprodução
Em Março, tempo da sua migração, inicia-se imediatamente a época de reprodução. A cegonha-preta prefere fazer os seus ninhos nas escarpas mais altas e afastadas da civilização humana, ou nos ramos dos maiores pinheiros. A incubação dura vinte dias ou pouco mais.

Habitat

A sua preservação passa essencialmente pela conservação do seu habitat.
Habita lagos, rios ou regiões alagadas rodeadas por densas florestas.


Migração

É um animal fortemente migrante, exceptuando-se os espécimes da península Ibérica que são residentes. Em Março é o tempo da sua migração.


Estatuto de conservação

Global: (UICN 2004): LC (Pouco preocupante).
Nacional: (Cabral et al. em publ.): VU (Vulnerável).
Espanha: (Madroño et al. 2004): VU (Vulnerável).
SPEC: (BirdLife International 2004): 2 (Espécie com estatuto de conservação desfavorável, concentrada na Europa).

Medidas de conservação (em Portugal)

Objectivos de Conservação:

  • Manter a população reprodutora;
  • Conservar as áreas de nidificação, de concentração pós-nupcial e de alimentação, melhorando também a disponibilidade trófica do meio;
  • Corrigir e sinalizar os traçados e apoios da rede de distribuição de electricidade que sejam muito perigosos para a espécie;
  • Reduzir os focos de poluição e melhorara qualidade das linhas de água prioritárias para a espécie ;
  • Prevenir a mortalidade por colisão e electrocussão em novos dispositivos da rede eléctrica, pela aplicação de normas de protecção da avifauna;
  • Conservação do habitat;

Aumentar o nível de informação e sensibilização do público .





Fontes informativas
http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizacao_valores_naturais/FAUNA/AVES/Ciconia%20nigra.pdf
ü http://pt.wikipedia.org/wiki/Cegonha-preta



Autor
Helena Mendes Ferreira Nº11 10º13

Olá amigos

Peço desculpa por nestas últimas semanas não ter actualizado o blog, mas foram umas semanas cheias de testes e trabalhos.
Entretanto, já demos início á biologia.
Foi-nos também proposto pelo professor desta disciplina realizar um trabalho no âmbito do tema sobre extinção de espécies.A minha espécie foi a cegonha-preta(ciconi nigra).Vou também publicá-lo assim que puder.
Helena Ferreira

Terramoto na cidade de Bam no Irão




Local de ocorrência
Cidade de Bam-Irão

„ Data
26 de Dezembro de 2003

Magnitude
6.6 na escala de Richter

Fotos / figuras








Antes do terramotoDepois do terramoto



„ Contexto tectónico


Este sismo ocorreu devido a acumulações de tensões geradas pelo movimento da placa Arábica contra a placa Eurasiática.




„ Curiosidades / observações

* 70% da cidade de Bam foi destruída;
* Calculou-se o número de mortos em 80.000 pessoas e o número informado foi de 70.000 pessoas. Contudo em17 de Janeiro de 2004 chegou-se a estimativa de 26.271 mortos;
* Um esforço internacional de apoio começou a surgir logo que as noticias sobre o terramoto iam chegando ao resto do mundo;
* Este terramoto destruiu edifícios inteiros na cidade de Bam (como é possível observar nas imagens acima);
* 75.000 foi o número de desalojados que resultou deste terramoto;
* Imediatamente após o terramoto, o governo Iraniano começou a planejar uma nova cidade, baseada nas modernas teorias de planeamento de cidades com o objectivo de eliminar os problemas nela existentes antes do terramoto.


„ Fontes informativas

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=Bam-+Ir%C3%A3o+2003&meta=



http://janelaparaorio.weblog.com.pt/arquivo/079940.html



http://sic.aeiou.pt/online/arquivo/2008/5/mundo/1/20080513_Dois+portugueses+desaparecidos.htm




„ Autor

Helena Mendes Ferreira
Turma: 13
Número: 11
10º Ano

2009-01-28



Este cartoon retrata o pólo Norte em 2100.

A pensar....

Vi recentemente uma notícia que me deixou muito preocupada.É sobre um tema que hoje em dia é muito falando:Aquecimento Global.
Dizia um estudo que se deixássemos de poluir agora, os efeitos durariam até ao ano 3000.
Faço-vos mais um apelo, para que façam tudo o que está ao vosso alcance para proteger o nosso planeta...
Se quiser saber mais sobre o Aquecimento Global, visite o site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global.
De todas as formas fica aqui um excerto da página:
Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
Helena Ferreira

2009-01-25

A Pensar...

Foi proposto pelo professor da disciplina de Biologia e Geologia realizar um trabalho sobre sismos.Escolhi o sismo que ocorreu na cidade de Bam, no Irão em Dezembro de 2003!!!

Brevemente irei publica-lo aqui no blog, e espero que gostem e dele possam tirar alguma informação...Fiquem atentos e desde já um muito obrigada por visitarem o meu blog!!!!!






Helena Ferreira







2009-01-21

Sismograma e ondas sismicas


Ondas de corpo ou volume
  • As ondas P ou primárias são as primeiras a chegar, pois têm uma velocidade de propagação maior. São ondas longitudinais que fazem a rocha vibrar paralelamente à direcção da onda, tal como um elástico em contracção.
  • As ondas S ou secundárias são ondas tranversais ou de cisalhamento, o que significa que o solo é deslocado perpendicularmente à direcção de propagação como num chicote. No caso de ondas S polarizadas horizontalmente, o solo move-se alternadamente para um e outro lado. São mais lentas que as P, com velocidades de propagação ente 2000 e 5000 m/s, sendo as segundas a chegar.
Ondas de superfície
  • As ondas de Rayleigh (R) são ondas de superfície que se propagam como as ondas na superfície da água.São mais lentas que as ondas de corpo. Essas ondas são o resultado da interferência de ondas P e S. Estas ondas provocam vibração no sentido contrário à propagação da onda, ou seja, um movimento de rolamento (descrevem uma órbita elíptica), e a sua amplitude diminui rapidamente com a profundidade.
  • As ondas Love (L) são ondas de superfície que produzem cisalhamento horizontal do solo e a sua energia é obrigada a permanecer nas camadas superiores da Terra por ocorrer por reflexão interna total.Essas ondas são o resultado da interferência de duas ondas S. São ligeiramente mais rápidas que as ondas de Rayleigh. São ondas cisalhantes altamente destrutivas.

Carta de isossistas


Sismicidade em Portugal



Para ficares a saber mais sobre a sismicidade em Portugal, o site do Instituto de Metereologia encontra-se actualizado ao minuto. Informa-te aqui: http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade




Helena Ferreira

2009-01-13

Nas recentes aulas de geologia estamos a abordar o tema:Sismos
Um tema bastante interessante que nos põe a par de fenómenos geológicos que ocorrem todos os dias na Terra.
Ainda da matéria anterior que foi o vulcanismo o professor da disciplina está a mostrar-nos um filme extraordinário de uma teoria que ainda não foi eceite pelos cientistas: é uma maneira de prever erupções devido a gravidade.